Realizada a primeira cirurgia por robô de Minas Gerais - Notícias - Hospital Vila da Serra

Realizada a primeira cirurgia por robô de Minas Gerais

Data da publicação: 22/09/2016
Aconteceu, na ultima sexta-feira, 16 de setembro, a primeira cirurgia de Minas Gerais realizada por meio da tecnologia robótica. O procedimento marca o avanço no campo da ciência e tecnologia aplicada à área médica,e servirá como ponte e caminho para uma nova forma de fazer medicina no estado.

O Projeto foi viabilizado por meio da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) em parceria com o Hospital Vila da Serra, e trazem o Da Vinci®, primeiro e único sistema cirúrgico robótico em Minas Gerais. Ele é uma ferramenta de máxima precisão que representa o que há de mais inovador no campo da cirurgia minimamente invasiva e da tecnologia aplicada à medicina. A Cirurgia Robótica é um procedimento em que o médico utiliza um sistema robótico, com visualização tridimensional e alta definição, para reproduzir todas as características de uma cirurgia aberta convencional. Esta tecnologia proporciona inúmeras vantagens para os profissionais, que podem utilizar uma ferramenta de alta precisão, controle de movimentos e manipulação de tecidos delicados, assim como para os pacientes, que contam com uma opção menos invasiva, com menos dor e com menor tempo de recuperação.

A primeira cirurgia utilizando a plataforma, foi uma prostatectomia radical (retirada da próstata), que foi realizada pelo Dr. José Eduardo Távora, médico urologista do HVS e diretor técnico do Instituto Cirurgia Robótica Ciências Médicas-MG. O paciente teve alta após 20 horas de internação e passa bem.