I Seminário da residência médica do Hospital Vila da Serra - Notícias - Hospital Vila da Serra

I Seminário da residência médica do Hospital Vila da Serra

Data da publicação: 26/08/2014

residência médicaO Hospital Vila da Serra investe continuamente em estratégias de melhoria com ênfase na segurança do paciente e na qualidade da assistência. No último mês de junho foi realizado o I Seminário da Residência Médica, promovido pela diretoria clínica em parceria com o escritório da qualidade e as coordenações médicas e de enfermagem. O intuito do evento foi apresentar os protocolos clínicos multidisciplinares, repassar os resultados e envolver os residentes no gerenciamento mensal. ‘‘A importância da discussão está no caráter científico dos protocolos, que garantem permanentes avanços e melhoria na qualidade do cuidado e da gestão dos serviços de saúde’’ explica Gláucia Chaves, coordenadora do escritório da qualidade .

Uma vez que os protocolos multidisciplinares estão incorporados no HVS desde 2009, percebeu-se a necessidade de transmitir os pontos críticos para os residentes, o que contribui significativamente para o seguimento dos marcadores preconizados. O objetivo é buscar uma melhor adesão e agilidade nos processos e, consequente, melhorar os resultados assistenciais.

Os coordenadores de clínica capacitaram a equipe de residentes sobre os seguintes protocolos clínicos:

Manejo da sepse adulto – ministrado pelo Dr. Maurício Antônio Batista Oliveira;

Manejo da sepse infantil – ministrado pelo Dr. José Sabino de Oliveira;

Atendimento ao paciente com dor torácica – ministrado pelo Dr. Henrique Horta Petrilho;

Profilaxia de TEV – ministrado pelo Dr. Fernando Vasconcelos;

Pré eclâmpsia: Repercussões a longo prazo – ministrado pelo Dr. William Schneider.

“A iniciativa contribuiu favoravelmente para o repasse das diretrizes e desfechos clínicos dos protocolos gerenciados na instituição”, resume Gláucia.