Acesso Rápido

I Seminário da residência médica do Hospital Vila da Serra

residência médicaO Hospital Vila da Serra investe continuamente em estratégias de melhoria com ênfase na segurança do paciente e na qualidade da assistência. No último mês de junho foi realizado o I Seminário da Residência Médica, promovido pela diretoria clínica em parceria com o escritório da qualidade e as coordenações médicas e de enfermagem. O intuito do evento foi apresentar os protocolos clínicos multidisciplinares, repassar os resultados e envolver os residentes no gerenciamento mensal. ‘‘A importância da discussão está no caráter científico dos protocolos, que garantem permanentes avanços e melhoria na qualidade do cuidado e da gestão dos serviços de saúde’’ explica Gláucia Chaves, coordenadora do escritório da qualidade .

Uma vez que os protocolos multidisciplinares estão incorporados no HVS desde 2009, percebeu-se a necessidade de transmitir os pontos críticos para os residentes, o que contribui significativamente para o seguimento dos marcadores preconizados. O objetivo é buscar uma melhor adesão e agilidade nos processos e, consequente, melhorar os resultados assistenciais.

Os coordenadores de clínica capacitaram a equipe de residentes sobre os seguintes protocolos clínicos:

Manejo da sepse adulto – ministrado pelo Dr. Maurício Antônio Batista Oliveira;

Manejo da sepse infantil – ministrado pelo Dr. José Sabino de Oliveira;

Atendimento ao paciente com dor torácica – ministrado pelo Dr. Henrique Horta Petrilho;

Profilaxia de TEV – ministrado pelo Dr. Fernando Vasconcelos;

Pré eclâmpsia: Repercussões a longo prazo – ministrado pelo Dr. William Schneider.

“A iniciativa contribuiu favoravelmente para o repasse das diretrizes e desfechos clínicos dos protocolos gerenciados na instituição”, resume Gláucia.

Leia também:
  • “Ética em Reprodução Assistida” foi o tema da Reunião Clínica da Vilara

    A Dra. Cláudia Navarro, conselheira do Conselho Regional de Medicina de MG, esteve presente na Reunião Clínica da Vilara, falando sobre a "Ética em Reprodução Assistida". Durante sua aula, além de ser discutida a nova resolução do CFM publicada recen...

  • Como nasce a esperança

    Onde buscar as forças quando se é tão frágil? Na UTI neonatal do Hospital Vila da Serra, o corpo clínico cuidou de recém-nascidos que vieram ao mundo antes do esperado, com baixíssimo peso muita vontade de viver. Conheça um pouco mais sobre a históri...

  • Confira a programação: VI Jornada Mineira de Adolescência e Ginecologia Infanto Puberal

    O Hospital Vila da Serra em parceria com o Hospital São Camilo, promovem no dia 21 de junho de 2013 a VI Jornada Mineira de Adolescência e Ginecologia Infanto Puberal. O evento será realizado no Auditório do Hospital Infantil São Camilo, que fica ...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360