Vila da Serra apoia a luta contra o câncer de mama - Notícias - Hospital Vila da Serra

Vila da Serra apoia a luta contra o câncer de mama

Data da publicação: 31/10/2013

Conhecido internacionalmente, o movimento Outubro Rosa espalha o tom de rosa e estimula a participação da população, empresas e entidades no combate ao câncer de mama. Em Minas, a ação já é tradicional e vem sendo desenvolvida através da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Este ano, a campanha vai iluminar prédios e monumentos públicos em sete cidades mineiras (Varginha, Montes Claros, Juiz de Fora, Uberaba, Valadares, Divinópolis e BH).

A abertura oficial do Outubro Rosa aconteceu no dia 01 de outubro, no Museu de Artes e Ofícios. Na ocasião, também foram apresentadas as madrinhas da campanha, incluindo a coordenadora do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno do HVS (CIAMA), Cleonice Liboreiro Motta Ferrari.

Dentre as novidades apresentadas para integrar o Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques destacou a nova faixa etária para a realização de mamografia. Antes, o exame tinha como público-alvo mulheres com idade entre 45 e 69 anos e agora amplia o recorte, podendo ser feito a partir dos 40 anos. Com isso, haverá um aumento, para 2014, de 30% na meta estadual de mamografias, beneficiando cerca de 750.000 mulheres, o que implica em mais que dobrar o número atual de exames realizados em 2010. A mudança tem a proposta de diagnosticar a doença de forma cada vez mais precoce, aumentando consideravelmente as chances de cura sem sequelas e até mesmo reverter a mortalidade.

Mamógrafo móvel

Para pacientes que residem em cidades distantes dos grandes centros e encontram dificuldades para fazer a mamografia, o Governo de Minas, através da SES, também percorre o Estado com 10 mamógrafos móveis (caminhões equipados para a realização do exame). De forma prática, a realização do exame não precisa de pedido médico, basta apresentar documento com foto. A SES também disponibiliza informações, além do formulário de requerimento em seu site: http://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/service/414-exame-de-mamografia#. Essa ação já rodou mais de 100 cidades e contribuiu para que Minas passasse de 4º lugar em número de mamografias realizadas para o 2º lugar no país, com 586.649 mamografias.

Cleonice Liboreiro Motta Ferrari, madrinha da campanha durante o evento de lançamento.