Acesso Rápido

Novembro Azul: previna-se contra o câncer de próstata

Após o Outubro Rosa, campanha para despertar o cuidado feminino com a mama, agora é a vez dos homens com a chegada de novembro. O Novembro Azul é a campanha destinada a alertar o público masculino sobre a importância do exame de detecção do câncer de próstata. Ela teve início nos Estados Unidos, onde leva o nome de Movember (moustache – bigode, em inglês – e november – novembro).post

Durante todo o mês, empresas e instituições realizam atividades em todo o mundo para a valorização e a conscientização dos homens. Entre elas, destacamos a linda ação de iluminar suas fachadas com a luz azul, chamando atenção e lembrando a todos sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.

No Brasil, esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Ele é considerado um tipo de câncer da terceira idade, pois ¾ dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Alguns casos de câncer de próstata podem ter seu desenvolvimento rápido, espalhando-se para outros órgãos e levando o homem à morte. Porém, na maioria das vezes, ele cresce de forma bastante lenta, demorando, em média, 15 anos para atingir 1 cm³. Nesses casos mais brandos, o tumor não chega a dar sinais durante a vida e não ameaça a saúde do homem.

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), a estimativa de novos casos para o ano de 2016 no Brasil é de 61.200. Também, de acordo com registros do INCA, em 2013 tivemos 13.772 casos de morte pela doença.

O Câncer de Próstata

O câncer, também conhecido como neoplasia, é uma doença na qual ocorre o crescimento acelerado e desordenado de algumas células. No câncer de próstata, as células provenientes da próstata, que é um órgão muito pequeno situado no corpo masculino logo abaixo da bexiga e à frente do reto, podem invadir os tecidos e órgãos e se espalharem por outras partes do corpo, o que chamamos de metástase.

O desenvolvimento da doença

É comum o câncer de próstata é ter seu desenvolvimento bem lento, acometendo mais frequentemente homens com idade acima de 50 anos. Apesar de não sabermos exatamente as causas desse mal, existem fatores que influenciam o surgimento da doença, como os genéticos, sendo que, homens com parentesco mais próximo de pessoas acometidas com a doença têm mais chances de desenvolvê-la.

Os sintomas

Na fase inicial, os pacientes não costumam apresentar sintomas. Mesmo em um estágio pouco mais avançado, a grande maioria dos pacientes não terá sintomas ou, em alguns casos, terá apenas dificuldades para urinar e aumento da frequência urinária. Já em fases mais complexas da doença, pode haver a evolução desse quadro para uma obstrução urinária, com dores no reto ou na parte óssea, bem como fraqueza e desânimo.

O diagnóstico

Para obter-se um diagnóstico mais preciso, os homens devem fazer a biópsia da próstata. Havendo aumento do antígeno prostático específico (PSA em inglês) no sangue e/ou alteração no exame de toque retal, o paciente é encaminhado a realizar a ultrassonografia transretal com biópsia da próstata para averiguar a presença da doença.

O tratamento

A recuperação do câncer da próstata pode envolver vários tipos de tratamento: a cirurgia, a radioterapia, a prescrição do uso de hormônios ou a quimioterapia. O tratamento ideal é definido pelo médico, levando em consideração o estágio da doença e as condições gerais de saúde do paciente. Para a fase cirúrgica do tratamento, o Hospital Vila da Serra possui uma das mais avançadas e seguras técnicas: a cirurgia robótica.

A cura

Quando a doença é diagnosticada precocemente, o tratamento tem grandes chances de ser bem sucedido. Caso a neoplasia de próstata seja identificada em seus estágios iniciais, a cirurgia deverá ser considerada como forma de tratamento, assim como a radioterapia e a braquiterapia.

Você sabia que o Hospital Vila da Serra possui o que há de mais avançado para o tratamento do Câncer de Próstata? É a cirurgia robótica, que possibilita uma máxima precisão na realização do procedimento. Saiba mais: http://www.robotica.cmmg.edu.br/

Leia também: 1º Robô de MG para uso médico já está operando no bloco cirúrgico do Hospital Vila da Serra

Leia também:

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360