Acesso Rápido

Novos tempos

Dr. Wagner Neder Issa, diretor presidente do Hospital Vila da Serra

Governança Corporativa é um conjunto de processos, costumes, políticas, leis,  normas e institutos que regulam a maneira pela qual uma empresa é dirigida, administrada e controlada, visando proporcionar o melhor relacionamento possível entre todos os envolvidos (sócios, administradores, colaboradores, comunidade, fornecedores, governo, etc). O objetivo é maximizar valores não apenas para os acionistas, mas para todas as partes interessadas.

Um perfeita integração entre o patrimônio e a gestão, entre os administradores e os sócios, estendendo-se também às demais partes, depende fundamentalmente de uma definição de “visão de futuro”, que passa pela vontade e pelo posicionamento dos detentores de participação acionária.

Neste ano, em que o Hospital Vila da Serra completa 15 anos de funcionamento, é nossa intenção promover um realinhamento do nosso pensamento estratégico em relação ao futuro da sociedade, seus valores, sua missão e seu posicionamento. Neste sentido, estamos, por determinação do Conselho de Administração da empresa, trazendo para o nosso dia a dia o que o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBCG) chama de “boas práticas” e procurando incorporá-las ao cotidiano de nossa atividade empresarial, principalmente ao processo de tomada de decisões. Este direcionamento, que se baseia especialmente na transparência, na equidade, na prestação de contas e na responsabilidade corporativa (princípios da Governança Corporativa), necessita ser vivido também pelo acionista. Afinal, sócios bem preparados são os “melhores conselheiros” de uma empresa. A Governança Corporativa é o instrumento que permitirá ao sócio “tomar conta” de sua empresa, isto é, conhecer a fundo as questões básicas pertinentes ao andamento da organização, seus resultados e suas perspectivas. Para que  o Hospital Vila da Serra continue prestando à comunidade e aos seus clientes os bons serviços que tem prestado até o presente momento, é necessário preocupar-se com assuntos referentes à sustentabilidade e ao futuro.

Hospital Vila da Serra

Com relação ao princípio de transparência, mais do que a “obrigação de informar”, é preciso procurar cultivar o “desejo de informar”, sabendo que a boa comunicação interna e externa, particularmente quando espontânea, franca e rápida, resulta num clima de confiança interna e nas relações da empresa com terceiros. A comunicação não deve se restringir ao desempenho econômico-financeiro, mas deve contemplar também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação empresarial e que conduzem à criação de valor.

Para isso, é preciso, primordialmente e claramente, separar o que é interesse comum a toda a sociedade dos interesses individuais, frequentemente e naturalmente presentes nos relacionamentos humanos. Com isso em mente, um dos próximos passos do Conselho de Administração será colocar para consulta pública interna – a todas as partes interessadas – o anteprojeto do “Código de Conduta e Ética”. Ele nos convida ao compromisso de lidar com clareza e discernimento sobre questões de suma importância para a melhoria do convívio de todos os envolvidos no Hospital Vila da Serra: conflito de interesses, ética nos relacionamentos, responsabilidade de administradores e gerentes, entre outras.

Estando ou não à frente do negócio, cada sócio tem a obrigação de se inteirar sobre o ambiente interno e externo de sua empresa – como ela se relaciona, estabelece sinergias, compete e assume compromissos com as demais partes interessadas – para que os horizontes sejam ampliados e para que ele esteja mais bem preparado quando for chamado para definir o que quer de direcionamento para sua organização.

Quais são as questões básicas de nossa empresa? Que futuro queremos para o Hospital Vila da Serra? Teremos a oportunidade de refletir sobre esse tema num seminário interno para o qual todos os sócios serão convocados brevemente, lembrando que alguns dos objetivos da boa governança são a busca de consenso nas relações sociais e a convergência sobre o melhor caminho para a sociedade como um todo. Não adianta preocuparmo- nos somente com a melhoria da gestão e implantar todos esses procedimentos conhecidos como “boas práticas de governança”, se o conjunto da sociedade não estabelecer com clareza os objetivos  para os quais devemos direcionar a empresa.

A melhor forma de diminuirmos as incertezas do futuro é participarmos de sua construção.

Leia também:
  • ROP’s relacionadas a avaliação de riscos

    Conheça hoje no último post sobre as práticas de qualidade implantadas no Hospital Vila da Serra. O que o hospital tem feito para avaliar os riscos. As ROPs relacionadas a esta área visam identificar os riscos inerentes a população atendida. ...

  • HORA DE BRINCAR: HVS cria espaço lúdico para os pequenos pacientes

    Brincar é a linguagem natural da criança, um meio pelo qual ela pode aprender a conviver com as diferenças e compartilhar ideias e objetos. É, portanto, uma atividade fundamental para o desenvolvimento, uma vez que através do ato de brincar a criança...

  • Chocolate para amenizar a TPM? Sim!

    A composição dessa milagrosa guloseima conta com 17 ervas dos Alpes Suíços, que agem aliviando os incômodos da TPM A reclamação entre as mulheres é quase geral. É difícil encontrar uma que não sofra ou que nunca sofreu com a TPM e todos os desconfor...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360