Acesso Rápido

Novos tempos

Dr. Wagner Neder Issa, diretor presidente do Hospital Vila da Serra

Governança Corporativa é um conjunto de processos, costumes, políticas, leis,  normas e institutos que regulam a maneira pela qual uma empresa é dirigida, administrada e controlada, visando proporcionar o melhor relacionamento possível entre todos os envolvidos (sócios, administradores, colaboradores, comunidade, fornecedores, governo, etc). O objetivo é maximizar valores não apenas para os acionistas, mas para todas as partes interessadas.

Um perfeita integração entre o patrimônio e a gestão, entre os administradores e os sócios, estendendo-se também às demais partes, depende fundamentalmente de uma definição de “visão de futuro”, que passa pela vontade e pelo posicionamento dos detentores de participação acionária.

Neste ano, em que o Hospital Vila da Serra completa 15 anos de funcionamento, é nossa intenção promover um realinhamento do nosso pensamento estratégico em relação ao futuro da sociedade, seus valores, sua missão e seu posicionamento. Neste sentido, estamos, por determinação do Conselho de Administração da empresa, trazendo para o nosso dia a dia o que o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBCG) chama de “boas práticas” e procurando incorporá-las ao cotidiano de nossa atividade empresarial, principalmente ao processo de tomada de decisões. Este direcionamento, que se baseia especialmente na transparência, na equidade, na prestação de contas e na responsabilidade corporativa (princípios da Governança Corporativa), necessita ser vivido também pelo acionista. Afinal, sócios bem preparados são os “melhores conselheiros” de uma empresa. A Governança Corporativa é o instrumento que permitirá ao sócio “tomar conta” de sua empresa, isto é, conhecer a fundo as questões básicas pertinentes ao andamento da organização, seus resultados e suas perspectivas. Para que  o Hospital Vila da Serra continue prestando à comunidade e aos seus clientes os bons serviços que tem prestado até o presente momento, é necessário preocupar-se com assuntos referentes à sustentabilidade e ao futuro.

Hospital Vila da Serra

Com relação ao princípio de transparência, mais do que a “obrigação de informar”, é preciso procurar cultivar o “desejo de informar”, sabendo que a boa comunicação interna e externa, particularmente quando espontânea, franca e rápida, resulta num clima de confiança interna e nas relações da empresa com terceiros. A comunicação não deve se restringir ao desempenho econômico-financeiro, mas deve contemplar também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação empresarial e que conduzem à criação de valor.

Para isso, é preciso, primordialmente e claramente, separar o que é interesse comum a toda a sociedade dos interesses individuais, frequentemente e naturalmente presentes nos relacionamentos humanos. Com isso em mente, um dos próximos passos do Conselho de Administração será colocar para consulta pública interna – a todas as partes interessadas – o anteprojeto do “Código de Conduta e Ética”. Ele nos convida ao compromisso de lidar com clareza e discernimento sobre questões de suma importância para a melhoria do convívio de todos os envolvidos no Hospital Vila da Serra: conflito de interesses, ética nos relacionamentos, responsabilidade de administradores e gerentes, entre outras.

Estando ou não à frente do negócio, cada sócio tem a obrigação de se inteirar sobre o ambiente interno e externo de sua empresa – como ela se relaciona, estabelece sinergias, compete e assume compromissos com as demais partes interessadas – para que os horizontes sejam ampliados e para que ele esteja mais bem preparado quando for chamado para definir o que quer de direcionamento para sua organização.

Quais são as questões básicas de nossa empresa? Que futuro queremos para o Hospital Vila da Serra? Teremos a oportunidade de refletir sobre esse tema num seminário interno para o qual todos os sócios serão convocados brevemente, lembrando que alguns dos objetivos da boa governança são a busca de consenso nas relações sociais e a convergência sobre o melhor caminho para a sociedade como um todo. Não adianta preocuparmo- nos somente com a melhoria da gestão e implantar todos esses procedimentos conhecidos como “boas práticas de governança”, se o conjunto da sociedade não estabelecer com clareza os objetivos  para os quais devemos direcionar a empresa.

A melhor forma de diminuirmos as incertezas do futuro é participarmos de sua construção.

Leia também:
  • 18 de Outubro Dia do Médico

    Hoje, 18/10, é dedicado ao Dia do Médico e para comemorar essa data especial, o Hospital Vila da Serra, realiza uma homenagem a estes profissionais que dedicam suas vidas para que possamos viver muitos anos de vida, com mais saúde. Parabéns a todos o...

  • 21 de Setembro | Dia Mundial do Alzheimer

    Palestra gratuita, na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), dia 21 de setembro, às 11 horas, fala sobre doença que atinge mais de 1,2 milhão de brasileiros. Em 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Alzheimer. A data, instituída pe...

  • Obstetrícia em Colapso

    A especialidade que lida com a vida e o nascimento ? vinculada fortemente à família e aos futuros pais ? encontra-se numa situação grave, tanto para os médicos quanto para as gestantes. As maternidades estão em crise. Não há vagas suficientes para...

  • Always the best content from these prodigious witrers.

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360