(31) 2342-0600

O AVC e você, Mulher.

Data da publicação: 24/08/2018

Dra. Marina Brugnoli

Neurocirurgiã do Hospital Vila da Serra

 

Ter o controle sobre o funcionamento do corpo é fantástico. A pílula anticoncepcional surgiu na década de 1960 como um símbolo de libertação e deu às mulheres a possibilidade de tomar decisões sobre quando ter filhos, por exemplo. Hoje é o método contraceptivo mais utilizado por nós e faz parte da história de empoderamento feminino. Mas o que você não sabe, é que apesar de todos esses benefícios históricos, o uso do anticoncepcional traz alguns riscos que deveriam ser mais divulgados por nós, médicos. 

 

Diversos trabalhos evidenciaram que os derivados do Estrogênio contidos na pílula anticoncepcional combinada aumentam sim o risco de Acidente Vascular Cerebral, que é aproximadamente duas vezes mais frequente nas mulheres que fazem seu uso. É importante frisar que alguns fatores aumentam o risco para quase oito vezes mais: Tabagismo, Hipertensão Arterial, Obesidade e Enxaqueca com Aura. Portanto, as mulheres que se encaixam em alguns dos fatores citados e, ainda, usam pílula anticoncepcional com derivados do Estrogênio devem conversar com seu médico sobre outros métodos contraceptivos. Sim, eles existem e podem funcionar muito bem, desde que bem orientados. Existem pílulas anticoncepcionais com derivados apenas de Progesterona, que não aumentam o risco de eventos trombóticos. Além disso, existem os DIU’S (dispositivo intra-uterino) de Progesterona e cobre. 

 

Outra pergunta frequente é se o tempo de uso de pílulas anticoncepcionais influencia no risco de AVC. Não, ele não influencia. O que importa é a exposição ao Estrogênio contido na pílula. Bastam alguns dias de uso para uma catástrofe acontecer. A catástrofe pode ser um AVC, Trombose Cerebral, Trombose Venosa profunda e, até mesmo, um Infarto do Miocárdio.  

 

O AVC, que é a obstrução de uma artéria cerebral, se apresenta de várias formas e tem alguns sinais que devem chamar atenção: Alteração da fala, Confusão mental, Perda de força de um lado do corpo e Sorriso torto. Se algum desses sinais aparecer, o ideal é ir para um hospital imediatamente, pois o AVC é uma emergência médica. Hoje temos tratamento em grande parte dos casos. A antiga idéia de que AVC era fatal e insolúvel acabou. Existem medicamentos que podem ser prescritos para desobstruir a artéria, e existe a cirurgia para retirar o coágulo de dentro da artéria.  

 

As mulheres têm, cada vez mais, conquistado o seu espaço. O empoderamento feminino é um caminho sem volta. A liberdade para a tomada de decisões, dentre elas, sobre quando formar uma família, está entre as principais conquistas. Mas essa escolha precisa ser consciente. Quero, com esse artigo, esclarecer que a pílula anticoncepcional é sim uma ótima opção, segura, mas deve ser bem orientada. Se esse for o seu método contraceptivo a recomendação é ter acompanhamento médico, além de abandonar o tabagismo, ter controle adequado da pressão arterial e glicose, manter atividades físicas todos os dias (30 minutos de exercício moderado) para ter um IMC (índice de massa corpórea) abaixo de 25 e ter uma alimentação rica em peixes, verduras, frutas e  fibras. O objetivo é ter sempre um estilo de vida saudável que seja adequado para você.

Prevenir é sempre melhor que remediar. 

Receba Conteúdo exclusivo do Hospital Vila da Serra em seu e-mail.