Acesso Rápido

Os incríveis benefícios do Chocolate

O assunto “Chocolate” sempre está na nossa boca, afinal é uma delícia! Agora na época de Páscoa, então, é o assunto do momento. Todo mundo, influenciado muitas vezes pela mídia, sempre está comentando sobre os efeitos obtidos pelo chocolate. Mesmo sem saber se é mito ou não, falam que comer chocolate engorda, causa espinhas, entre outras desvantagens, mas nunca falam dos seus inúmeros benefícios. Este post é dedicado às mil e uma vantagens oferecidas pelo saboroso chocolate, além de desvendar algumas verdades e mentiras sobre ele.

Auxiliar da musculação: VERDADE

Muitos atletas de academias substituem seus shakes e suplementos por uma barra de chocolate amargo. Nele, contém uma substância chamada epicatequina, cuja oferece mais desempenho para a prática de exercícios físicos, com mais resistência a fatiga e maiores benefícios cardiovasculares.

Antioxidantes: VERDADE

Nas embalagens dos chocolates, a quantidade de antioxidantes contidos é revelada. O ideal para a saúde é que este contenha 80% de cacau na sua composição. Tais alimentos antioxidantes são capazes de neutralizar os chamados radicais livres do corpo, gerados naturalmente e aumentados com estresse, sol, entre outros. Podem dar origem a doenças, problemas cardiovasculares e também neurológicos. Não é gostoso saber que quanto mais estressado você estiver, mais chocolate você pode comer?

Ajuda os fumantes: VERDADE

Como o chocolate ajuda na produção de antioxidantes, os fumantes se beneficiam mais dessas ajudas, pois os mesmos têm mais radicais livres em seus corpos, logo a catequina e a epicatequina absorvem mais dessas partículas danosas e ajudam a diminuir os efeitos maléficos do cigarro. Entre um cigarro e outro, o cientista Pasquale Pignatelli, da Universidade de Sapienza, recomenda que os fumantes consumam de 20 a 40 gramas de chocolate amargo (mais de 70% de concentração de cacau) ao dia.

Contra inflamações: VERDADE

Civilizações ancestrais como os maias e astecas usavam o cacau para tratar problemas cardiovasculares, gastrointestinais e do sistema nervoso. “O chocolate contém elementos químicos que imitam a ação dos agentes do corpo humano que combatem a dor e a inflamação. Ele também minimiza a quantidade de substâncias inflamatórias no organismo”, afirma Paul Durham, autor do estudo e pesquisador da Universidade do Missouri, nos EUA. “Em nossos testes, usamos cacau em pó para produzir resultados mais eficientes. Chocolate amargo também se mostrou mais eficaz no bloqueio a inflamações que chocolate ao leite”. O importante é que o consumo de chocolate amargo é LIVRE.

Causa espinhas: MITO

Não coloque de forma alguma a culpa das espinhas no chocolate, afinal isso nunca foi comprovado e ainda é uma incógnita para a medicina. De uma coisa temos certeza: o excesso de chocolate assim como o excesso de qualquer outro alimento prejudica o corpo de alguma forma, logo, o chocolate pode dar espinhas também, mas isso não é cientificamente comprovado.

Causa enxaqueca: MITO

Algumas pessoas acusam uma dor de cabeça a um chocolate que elas tenham comido, porém estudos recentes não relacionam isso ao consumo dessa guloseima. Apesar de nada ter sido provado, alguns componentes do alimento como a cafeína, gorduras e feniletilamina podem causar aumento da enxaqueca em pessoas mais sensíveis. Colaboram para o aumento, não para a origem.

TPM: VERDADE

Na TPM, as mulheres mudam de humor pelo desconforto de dores e má sensações. Ao comer chocolate, há a liberação de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar. Santo e delicioso remédio!

Causa dependência: MITO

É possível? Sim. É normal, hoje em dia, as pessoas se viciarem literalmente no chocolate, pois nele contém substâncias estimulantes e antidepressivas como afenietilamina, serotonina e cafeína. Para esses casos, o chocolate amargo é o mais recomendado, pois não traz riscos caso for consumido exageradamente. Essa dependência não é prejudicial à saúde caso ocorra seu corte, somente para o lado emocional mesmo, mas mesmo assim é apelidada de “vício” pelas pessoas. Contudo, não é cientificamente comprovado que o consumo de chocolate vicia.

É saudável: VERDADE

Chocolate é muito saudável e pode ser consumido sem dó. O amargo é a opção mais recomendada pois é rico em antioxidantes, flavonoides, reduz a oxidação de LDL e evita o depósito de colesterol ruim nas artérias.

Afrodisíaco: MITO

Perante a ciência, é um mito, mas todos nós sabemos que ao consumirmos chocolate, temos sensações de bem-estar, logo não está muito distante de ser afrodisíaco, não? A produção de hormônios se altera, podendo causar estímulos diferentes do comum no organismo.

Prazer: VERDADE

O chocolate causa a “produção” de Felicidade! Coma chocolate sem medo.

Tipos de Chocolate



Diet e light

O Chocolate Diet não contém açúcar,  logo a quantidade de gordura é maior pra manter a consistência, logo, para os diabéticos é mais indicado, já para quem quer perder peso não há vantagem nenhuma. O Chocolate Light tem redução de 25% a 75% de gordura ou açúcar na sua composição, logo é a melhor opção para quem está de dieta. Quem pretende perder peso sem para de comer chocolate deve comer o meio-amargo ou amargo.

Amargo > Ao leite: VERDADE

Chocolate amargo tem mais cacau, tornando-o mais rico em antioxidantes, com maior teor de nutrientes e menor de gordura e açúcar. Tais benefícios não se encontram no Chocolate ao Leite. Está vendo como o amargo pode adoçar a sua vida?

Chocolate branco

Muitas pessoas preferem o chocolate branco. Má notícia para elas: ele é mais calórico. Como não é feito de cacau, e sim da manteiga do cacau, contém mais gordura que os outros tipos de chocolate.

Com todas essas informações, faça desta Páscoa um momento de lazer e saúde para você e sua família!

Leia também:
  • Sexualidade feminina e qualidade de vida

    A sexualidade é uma condição que envolve toda a vida de uma pessoa. Inicia-se na infância, sendo construída na adolescência e manifestada diferentemente nas várias etapas da fase adulta.  A Organização Mundial de Saúde reconhece a sexualidade como ...

  • Dia do Controle de Infecção Hospitalar

    As infecções hospitalares, são aquelas que acometem os pacientes de hospitais ou outros tipos de unidades de saúde. No Hospital Vila da Serra existe um setor específico que tem como objetivo prevenir e combater a infecção hospitalar. Denominado de CC...

  • Alimentação VS. Sono

    Você sabia que o que você come influencia completamente no nível de qualidade do seu sono? Portanto, sua alimentação antes de dormir deve ser balanceada, leve e em pouca quantidade. Durante a noite, nosso metabolismo é mais lento, logo, devemos ...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2018 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360