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Os incríveis benefícios do Chocolate

O assunto “Chocolate” sempre está na nossa boca, afinal é uma delícia! Agora na época de Páscoa, então, é o assunto do momento. Todo mundo, influenciado muitas vezes pela mídia, sempre está comentando sobre os efeitos obtidos pelo chocolate. Mesmo sem saber se é mito ou não, falam que comer chocolate engorda, causa espinhas, entre outras desvantagens, mas nunca falam dos seus inúmeros benefícios. Este post é dedicado às mil e uma vantagens oferecidas pelo saboroso chocolate, além de desvendar algumas verdades e mentiras sobre ele.

Auxiliar da musculação: VERDADE

Muitos atletas de academias substituem seus shakes e suplementos por uma barra de chocolate amargo. Nele, contém uma substância chamada epicatequina, cuja oferece mais desempenho para a prática de exercícios físicos, com mais resistência a fatiga e maiores benefícios cardiovasculares.

Antioxidantes: VERDADE

Nas embalagens dos chocolates, a quantidade de antioxidantes contidos é revelada. O ideal para a saúde é que este contenha 80% de cacau na sua composição. Tais alimentos antioxidantes são capazes de neutralizar os chamados radicais livres do corpo, gerados naturalmente e aumentados com estresse, sol, entre outros. Podem dar origem a doenças, problemas cardiovasculares e também neurológicos. Não é gostoso saber que quanto mais estressado você estiver, mais chocolate você pode comer?

Ajuda os fumantes: VERDADE

Como o chocolate ajuda na produção de antioxidantes, os fumantes se beneficiam mais dessas ajudas, pois os mesmos têm mais radicais livres em seus corpos, logo a catequina e a epicatequina absorvem mais dessas partículas danosas e ajudam a diminuir os efeitos maléficos do cigarro. Entre um cigarro e outro, o cientista Pasquale Pignatelli, da Universidade de Sapienza, recomenda que os fumantes consumam de 20 a 40 gramas de chocolate amargo (mais de 70% de concentração de cacau) ao dia.

Contra inflamações: VERDADE

Civilizações ancestrais como os maias e astecas usavam o cacau para tratar problemas cardiovasculares, gastrointestinais e do sistema nervoso. “O chocolate contém elementos químicos que imitam a ação dos agentes do corpo humano que combatem a dor e a inflamação. Ele também minimiza a quantidade de substâncias inflamatórias no organismo”, afirma Paul Durham, autor do estudo e pesquisador da Universidade do Missouri, nos EUA. “Em nossos testes, usamos cacau em pó para produzir resultados mais eficientes. Chocolate amargo também se mostrou mais eficaz no bloqueio a inflamações que chocolate ao leite”. O importante é que o consumo de chocolate amargo é LIVRE.

Causa espinhas: MITO

Não coloque de forma alguma a culpa das espinhas no chocolate, afinal isso nunca foi comprovado e ainda é uma incógnita para a medicina. De uma coisa temos certeza: o excesso de chocolate assim como o excesso de qualquer outro alimento prejudica o corpo de alguma forma, logo, o chocolate pode dar espinhas também, mas isso não é cientificamente comprovado.

Causa enxaqueca: MITO

Algumas pessoas acusam uma dor de cabeça a um chocolate que elas tenham comido, porém estudos recentes não relacionam isso ao consumo dessa guloseima. Apesar de nada ter sido provado, alguns componentes do alimento como a cafeína, gorduras e feniletilamina podem causar aumento da enxaqueca em pessoas mais sensíveis. Colaboram para o aumento, não para a origem.

TPM: VERDADE

Na TPM, as mulheres mudam de humor pelo desconforto de dores e má sensações. Ao comer chocolate, há a liberação de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar. Santo e delicioso remédio!

Causa dependência: MITO

É possível? Sim. É normal, hoje em dia, as pessoas se viciarem literalmente no chocolate, pois nele contém substâncias estimulantes e antidepressivas como afenietilamina, serotonina e cafeína. Para esses casos, o chocolate amargo é o mais recomendado, pois não traz riscos caso for consumido exageradamente. Essa dependência não é prejudicial à saúde caso ocorra seu corte, somente para o lado emocional mesmo, mas mesmo assim é apelidada de “vício” pelas pessoas. Contudo, não é cientificamente comprovado que o consumo de chocolate vicia.

É saudável: VERDADE

Chocolate é muito saudável e pode ser consumido sem dó. O amargo é a opção mais recomendada pois é rico em antioxidantes, flavonoides, reduz a oxidação de LDL e evita o depósito de colesterol ruim nas artérias.

Afrodisíaco: MITO

Perante a ciência, é um mito, mas todos nós sabemos que ao consumirmos chocolate, temos sensações de bem-estar, logo não está muito distante de ser afrodisíaco, não? A produção de hormônios se altera, podendo causar estímulos diferentes do comum no organismo.

Prazer: VERDADE

O chocolate causa a “produção” de Felicidade! Coma chocolate sem medo.

Tipos de Chocolate



Diet e light

O Chocolate Diet não contém açúcar,  logo a quantidade de gordura é maior pra manter a consistência, logo, para os diabéticos é mais indicado, já para quem quer perder peso não há vantagem nenhuma. O Chocolate Light tem redução de 25% a 75% de gordura ou açúcar na sua composição, logo é a melhor opção para quem está de dieta. Quem pretende perder peso sem para de comer chocolate deve comer o meio-amargo ou amargo.

Amargo > Ao leite: VERDADE

Chocolate amargo tem mais cacau, tornando-o mais rico em antioxidantes, com maior teor de nutrientes e menor de gordura e açúcar. Tais benefícios não se encontram no Chocolate ao Leite. Está vendo como o amargo pode adoçar a sua vida?

Chocolate branco

Muitas pessoas preferem o chocolate branco. Má notícia para elas: ele é mais calórico. Como não é feito de cacau, e sim da manteiga do cacau, contém mais gordura que os outros tipos de chocolate.

Com todas essas informações, faça desta Páscoa um momento de lazer e saúde para você e sua família!

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