Acesso Rápido

HVS realiza procedimento inédito na capital mineira – Pneomovesicoscopia

A medicina passa por grandes transformações e o Hospital Vila da Serra tem sido palco de diversos desses avanços. No último dia 26 de julho, a instituição realizou o primeiro caso de reimplante ureterovesical videopneumovesicoscópico – Pneomovesicoscopia  de Belo Horizonte. Estiveram à frente do procedimento a Dra. Cristiane Leonardo, cirurgiã e urologista pediátrica do HVS, e o convidado especial Dr. Marcelo Calcagno, cirurgião, urologista pediátrico e professor do curso avançado de videocirurgia pediátrica em Juiz de Fora. Atuaram também a Dra. Alexandra Muzzi, cirurgiã pediatra do HVS e as anestesistas Dra. Renata Ribeiro e Dra. Valesca Guedes.

Pneomovesicoscopia

 Pneomovesicoscopia

O ato cirúrgico é minimamente invasivo e substitui duas grandes incisões que geralmente são realizadas na cirurgia convencional e aberta: uma na parede abdominal e outra na parede da bexiga. Através da nova técnica, são realizadas três mínimas incisões de 3,5 a 5mm por onde são inseridos os materiais necessários para a realização do procedimento. Esse tipo de cirurgia tem a vantagem de diminuir relativamente o trauma produzido aos tecidos, reduzindo a perda sanguínea e a resposta endócrino-metabólica ao trauma. A estética é outro aspecto de destaque. Uma mínima incisão substitui a cicatriz tradicional, mantendo a harmonia visual e amenizando a lembrança da cirurgia.

Os médicos salientam que o procedimento envolve tecnologia de ponta e grande habilidade cirúrgica. O procedimento foi patrocinado pela H. Strattner, representante Karl Storz no Brasil, que trouxe equipamentos de última geração. A cirurgia foi um sucesso e a criança recebeu alta 40 horas após a operação.

A pneomovesicoscopia é uma inovação cirúrgica bem estabelecida nos centros avançados de vídeo cirurgia pediátrica americanos. O procedimento foi discutido no XXXI Congresso Brasileiro de Cirurgia Pediátrica realizado entre os dias 21 e 25 de outubro em Belém/Pará.

Equipe: Sônia Cristina, (H. Strattner), Drs. Marcelo Calcagno, Cristiane Leonardo e Alexandra Muzzi.

Leia também:
  • Equipe do HVS dá show de solidariedade

    O curso do casal grávido do Hospital Vila da Serra é um evento mensal da instituição que visa orientar os futuros pais. Com caráter social, o curso é gratuito, mas conta com a solidariedade dos casais participantes para doarem alimentos não perecívei...

  • Uma Prova de Superação no HVS

    No dia 09 de setembro de 2011 deram entrada no HVS o casal Janete da Silva Pinheiro (52) e Ítalo Albizzati(88) com uma história de superação e amor. Após 20 anos na tentativa de terem um filho, a psicóloga e o professor universitário aposentado comem...

  • Apendicite aguda na gravidez

    A apendicite aguda é uma inflamação usualmente causada pela obstrução da drenagem no apêndice cecal e consequente proliferação bacteriana. No início, o processo infeccioso é local, mas com o passar das horas pode ocorrer necrose do apêndice e infecçã...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360