Acesso Rápido

A preservação da fertilidade já é uma realidade

A preservação da fertilidade ganhou grande repercussão na mídia após duas grandes empresas americanas – Facebook e Apple – divulgarem que estão oferecendo às suas funcionárias a opção de congelamento de óvulos. A ideia é estimular as profissionais com menos de 30 anos de idade a postergar a gravidez (graças aos melhores resultados reprodutivos), permitindo uma total dedicação à carreira.

Embora interessante, a iniciativa não foi bem aceita por todos os segmentos da sociedade, principalmente pelas feministas, que afirmam que o real objetivo do projeto é transformar essas mulheres em “homens”, aproveitando seus anos mais produtivos e de maior energia. Elas entendem que o ideal seria criar uma melhor forma de conciliação entre maternidade e trabalho.

preservação da fertilidade

Como se vê, a fertilidade é um tema controverso e longe de ser esgotado. Realmente, o que observamos no consultório é um aumento da procura de mulheres que desejam, na sua grande maioria, adiar a gravidez por motivos de estudo e/ou de trabalho. Recentemente, um estudo mostrou que uma mulher que exerce a mesma função de um homem numa empresa recebe cerca de 30% a menos. Uma das explicações seria o maior custo que elas provocam à empresa, devido aos direitos trabalhistas adquiridos, tais como a licença à maternidade, o horário para amamentação e o plano de saúde.

Dentre as causas médicas, convém salientar que preservação da fertilidade é indicada em situações nas quais são previstas cirurgias ovarianas agressivas (como no tratamento cirúrgico de endometriose e de tumores ovarianos benignos). Como existe o risco da necessidade de retirada do ovário, essa possibilidade deve ser pelo menos discutida com a paciente.

A indicação por tratamento oncológico também vem crescendo, ainda que timidamente. As causas muitas vezes estão ligadas à desinformação sobre a rapidez e a segurança do tratamento realizado. Anteriormente, os protocolos de indução ovariana, etapa inicial dos tratamentos de reprodução assistida, quando os ovários são estimulados a produzir vários óvulos, eram considerados fatores agravantes para determinados tipos de tumores. Hoje, existem protocolos seguros, que não pioram o prognóstico da paciente. Além disso, a incapacidade de armazenar os gametas femininos (óvulos) – com bons resultados – impossibilitava a preservação da fertilidade das mulheres antes de serem submetidas a um tratamento de radioterapia ou quimioterapia. Atualmente, as técnicas modernas de congelamento de óvulos e embriões mudaram esse cenário. Veja no quadro abaixo as principais indicações para a preservação da fertilidade.

 preservação da fertilidade

De uma maneira resumida, as principais técnicas empregadas atualmente para se tentar preservar a fertilidade feminina são:

preservação da fertilidade2

Leia também:
  • A importância do diagnóstico precoce do câncer gástrico

    O câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, é o terceiro tumor de maior incidência entre os homens e o quinto entre as mulheres, no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer ? INCA -, são diagnosticados mais de 20 mil caso...

  • HORA DE BRINCAR: HVS cria espaço lúdico para os pequenos pacientes

    Brincar é a linguagem natural da criança, um meio pelo qual ela pode aprender a conviver com as diferenças e compartilhar ideias e objetos. É, portanto, uma atividade fundamental para o desenvolvimento, uma vez que através do ato de brincar a criança...

  • O vírus HPV e a importância da vacinação

    Saiba o que é vírus HPV e importância da vacinação O HPV (papilomavírus humano)  é o nome dado ao grupo de vírus  que engloba cerca de 150 tipos diferenciados. Dentre eles, uma parte significativa afeta diretamente as partes genitais. Por isso, muit...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360