Acesso Rápido

A preservação da fertilidade já é uma realidade

A preservação da fertilidade ganhou grande repercussão na mídia após duas grandes empresas americanas – Facebook e Apple – divulgarem que estão oferecendo às suas funcionárias a opção de congelamento de óvulos. A ideia é estimular as profissionais com menos de 30 anos de idade a postergar a gravidez (graças aos melhores resultados reprodutivos), permitindo uma total dedicação à carreira.

Embora interessante, a iniciativa não foi bem aceita por todos os segmentos da sociedade, principalmente pelas feministas, que afirmam que o real objetivo do projeto é transformar essas mulheres em “homens”, aproveitando seus anos mais produtivos e de maior energia. Elas entendem que o ideal seria criar uma melhor forma de conciliação entre maternidade e trabalho.

preservação da fertilidade

Como se vê, a fertilidade é um tema controverso e longe de ser esgotado. Realmente, o que observamos no consultório é um aumento da procura de mulheres que desejam, na sua grande maioria, adiar a gravidez por motivos de estudo e/ou de trabalho. Recentemente, um estudo mostrou que uma mulher que exerce a mesma função de um homem numa empresa recebe cerca de 30% a menos. Uma das explicações seria o maior custo que elas provocam à empresa, devido aos direitos trabalhistas adquiridos, tais como a licença à maternidade, o horário para amamentação e o plano de saúde.

Dentre as causas médicas, convém salientar que preservação da fertilidade é indicada em situações nas quais são previstas cirurgias ovarianas agressivas (como no tratamento cirúrgico de endometriose e de tumores ovarianos benignos). Como existe o risco da necessidade de retirada do ovário, essa possibilidade deve ser pelo menos discutida com a paciente.

A indicação por tratamento oncológico também vem crescendo, ainda que timidamente. As causas muitas vezes estão ligadas à desinformação sobre a rapidez e a segurança do tratamento realizado. Anteriormente, os protocolos de indução ovariana, etapa inicial dos tratamentos de reprodução assistida, quando os ovários são estimulados a produzir vários óvulos, eram considerados fatores agravantes para determinados tipos de tumores. Hoje, existem protocolos seguros, que não pioram o prognóstico da paciente. Além disso, a incapacidade de armazenar os gametas femininos (óvulos) – com bons resultados – impossibilitava a preservação da fertilidade das mulheres antes de serem submetidas a um tratamento de radioterapia ou quimioterapia. Atualmente, as técnicas modernas de congelamento de óvulos e embriões mudaram esse cenário. Veja no quadro abaixo as principais indicações para a preservação da fertilidade.

 preservação da fertilidade

De uma maneira resumida, as principais técnicas empregadas atualmente para se tentar preservar a fertilidade feminina são:

preservação da fertilidade2

Leia também:
  • Colonoscopia reduz taxa de mortalidade por câncer

    Em recém estudo publicado pelo Jornal de Medicina da Inglaterra, foram apresentadas algumas das evidências mais claras, até agora, de que a colonoscopia ? ?endoscopia do intestino grosso? - traz vantagens para a prevenção do câncer intestinal. Os ...

  • Para comemorar o Natal – Uma tarde surpresa com as crianças do Lar PróReis

    Nesta última quinta-feira (15) o Grupo de responsabilidade social do HVS ofereceu as crianças carentes do Lar Pró Reis de Nova Lima, uma tarde de pura diversão em uma das melhores casas de festas infantis de Belo Horizonte a Rabalum. A garotada apro...

  • 08 de Novembro | Dia do Radiologista

    A radiologia é a especialidade médica que se ocupa em gerar imagens do corpo mediante vários agentes físicos (RX, Ultrasom, Campos Magnéticos, etc) e de utilizar essas imagens para o diagnóstico e em grau menor, para prognóstico e tratamento dos pac...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2018 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360