Acesso Rápido

Programa de residência médica traz benefícios para todos

Este ano, o Hospital Vila da Serra iniciou seu programa de residência médica, reconhecido pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC), nas áreas de clínica médica, cirurgia geral, ginecologia/obstetrícia e pediatria. Pode-se afirmar que, após a formação médica, essa etapa é a maneira mais adequada de completar o curso de graduação numa determinada área de especialização, sendo uma modalidade de pós-graduação lato sensu para a formação de profissionais não docentes. programa de residência médica traz benefícios para todos

O primeiro programa de residência médica foi realizado em 1889 pelo médico William Halsted, no departamento de cirurgia da universidade John’s Hopkins. A forma de ensino mostrou-se de grande valor e foi copiada por vários serviços médicos do mundo.

No Brasil, as primeiras experiências foram iniciadas na década de 40, primeiramente no hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e, em seguida, no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro.

A característica desta especialização é o ensino por meio de treinamento em serviço médico, sob a responsabilidade de instituições de saúde universitárias ou não. Durante toda a sua especialização, o residente é acompanhado por um preceptor: professor que ensina um pequeno grupo de residentes, focando a prática clínica e o desenvolvimento de habilidades necessárias para o desempenho específico.

Regulamentadas pelo Decreto nº 80281 de 05/09/1977, as residências médicas são atualmente regidas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), em nível nacional, pelas Comissões Estaduais (CEREM), no âmbito estadual, e pelas Comissões de Residência Médica (COREME), nas instituições.

No Hospital Vila da Serra, além do controle geral do ensino, a COREME tem a função de estimular o crescimento dos residentes e dos preceptores, médicos abnegados que têm dispendido parte de seu tempo no hospital para transmitir os conhecimentos técnicos e as atitudes éticas no exercício da profissão.

No caso do residente, sua função dentro do hospital é adquirir conhecimentos práticos e teóricos e habilidades em determinada área. Ao mesmo tempo, ele desenvolve um importante papel de “provocador” do corpo clínico e da instituição, uma vez que exige um desempenho cada vez melhor de toda a equipe para responder sua demanda em busca de melhores resultados e conhecimento.

O HVS acredita que o relacionamento entre o residente e o especializando é muito benéfica para a instituição, uma vez que a participação do médico-residente no corpo clínico traz desafios diários e permite uma revitalização.

Por isso, a partir do último mês de julho, os residentes do Vila também passam a participar do Escritório da Qualidade do hospital no controle dos diversos protocolos gerenciados.

Dr. José Maria Penido Silva, coordenador do Centro de Estudos do Hospital Vila da Serra

Leia também:
  • Faça parte da nossa equipe de comunicação

    O setor de Comunicação do Hospital Vila da Serra está crescendo e por isso estamos buscando profissionais que queiram agregar valor a nossa instituição. Envie seu currículo e venha fazer parte da nossa equipe. Estagiário de Comunicação Nº de vag...

  • Vila da Serra realiza cirurgias com transplante ósseo

    HVS torna-se o primeiro hospital privado do estado a ser credenciado para a realização desse tipo de procedimento Nos últimos meses, o HVS realizou três cirurgias reparadoras em pacientes portadores de extensas lesões ósseas da pelve e do osso fêmur...

  • Saiba quais prejuízos o uso de chupeta pode provocar

    A nossa Enfermeira Obstetra, Cleonice Liboreiro, que coordena o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno do HVS, concedeu uma entrevista para o programa De Tudo um Pouco da Rede Super, sobre os principais prejuízos causados pelo uso de chupetas. As...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2018 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360