Acesso Rápido

Reprodução assistida para mulheres com menopausa precoce

Clínica Vilara - Facebook -Reprodução AssitidaReprodução assistida é um bom caminho para mulheres com menopausa precoce e que desejam ser mães

A menopausa acontece geralmente entre 45 e 55 anos. Entretanto, é comum mulheres chegarem a esse período antes dessa idade e isso é intitulado de menopausa precoce. Segundo especialistas, 3% das mulheres terão menopausa antes dos 40 anos. A falência ovariana precoce responde por ausências de menstruação e, em alguns casos, pela infertilidade da mulher.

O especialista em medicina reprodutiva e diretor da Clínica Vilara, Sergimar Miranda, esclarece que a menopausa se inicia com o fim das menstruações, e na maioria das mulheres esse período se anuncia através das irregularidades menstruais, ondas de calor, alteração do sono e do humor, ressecamento vaginal, diminuição da libido, incontinência urinária e alteração na pele e nos cabelos. “É fundamental que a população tenha conhecimento sobre os primeiros sintomas, e quais são os tratamentos mais indicados para conseguir passar por essa fase sem grandes problemas”, assegura.

De acordo com o especialista, as mulheres nascem com um número de óvulos preestabelecidos e suficientes para que, em condições normais, ovulem da puberdade até em torno dos 50 anos, mas na menopausa precoce isso não acontece, e os ovários deixam de funcionar normalmente em uma idade jovem. “Os ovários são responsáveis pela maturação e liberação dos óvulos a serem fertilizados e pela produção dos hormônios sexuais femininos. Existem casos em que o não funcionamento dos ovários está relacionado a tratamentos como quimioterapia, radioterapia, cirurgia ovariana e algumas doenças infecciosas. Em muitos casos, há ligação direta com o histórico familiar da paciente”, explica.

Miranda relata que a menopausa precoce não é um aviso de que a mulher não pode mais engravidar, afinal, mesmo as mulheres com esses casos podem gerar uma criança. “Os tratamentos de reprodução assistida são fundamentais nesses casos, para que aumentem as chances das mulheres terem filhos. Se o problema é diagnosticado precocemente, a mulher pode conseguir uma gravidez bem-sucedida através da doação de óvulos e do uso dos espermatozoides do seu companheiro. É importante iniciar também a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) para normalizar os sintomas e seguir com uma vida normal”, afirma.

Para o especialista, é essencial ter uma vida saudável, regrada com bons hábitos, evitando o excesso de tabaco e álcool. Esse é o segredo para o bem-estar e principalmente para a longevidade da vida. “Após o término da menstruação, a mulher deve continuar o acompanhamento ginecológico regular e ficar em dia com a sua saúde”, ressalta.

A Clínica Vilara está localizada no Hospital Vila da Serra, no 2º andar. Mais informações www.clinicavilara.com.br

Leia também:
  • Envelhecendo com saúde

    Todas as fases da vida devem ser vividas com intensidade. Envelhecer faz parte do processo e saber passar por ela com qualidade é a chave para a longevidade. Tal fase é chamada por muitos de melhor idade. Termo bem definido, pois é o período em que ...

  • Tempo de mudanças

    Nos últimos dois anos, temos conversado com a Sociedade IMIMG sobre as características de empresas multi-familiares, como a nossa.  Geralmente, elas se constituem - inicialmente - pela união de pessoas que se conhecem, convivem e têm um alto grau de ...

  • Balão intragástrico para o tratamento da obesidade

    Um estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos,  mostra que a obesidade atinge cerca de 30% da população mundial, calculada atualmente em 2,1 bilhões de pessoas. Já a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) a...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360