Robô instalado no Hospital Vila da Serra é substituído e recebe uma nova versão, mais moderno e atualizado. - Hospital Vila da Serra

Robô instalado no Hospital Vila da Serra é substituído e recebe uma nova versão, mais moderno e atualizado.

Data da publicação: 04/04/2017

Depois de seis meses da sua instalação no Hospital Vila da Serra, o projeto Da Vinci – Cirurgia Robótica acaba de concluir a sua primeira atualização tecnológica. A iniciativa, fruto de parceria com a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), coloca Minas Gerais em posição de vanguarda no cenário nacional, pois oferece benefícios para médicos e pacientes de diversas especialidades médicas.

Segundo o diretor técnico do projeto, Dr. José Eduardo Távora, já foram realizadas 21 cirurgias robóticas, desde setembro 2016. Delas, 17 de câncer de próstata. “No caso dessa cirurgia, há muitos ganhos para o paciente, já que é minimamente invasiva, praticamente indolor, com menor sangramento, menos efeitos colaterais – se comparado ao método tradicional – e uma recuperação rápida”, ressalta.

large-img_9095

Para os cirurgiões que já trabalham nessa área, o novo equipamento tem dois ganhos importantes. O primeiro é a definição da imagem. “A ergonomia também ficou melhor, porque o manuseio do equipamento ficou mais leve”, afirma. Além das cirurgias oncológicas, o novo robô pode ser usado para procedimentos ginecológicos e gerais.

Segundo o Dr. Távora, além de ser usado pela Feluma, como parte da disciplina de Medicina Robótica, do curso de Medicina, e também para programas de pós-graduação, os coordenadores do projeto Da Vinci também têm atuado para divulgar a nova tecnologia e, assim, ampliar o acesso da população a essa nova metodologia, que é uma tendência mundial em procedimentos cirúrgicos.