Acesso Rápido

Ronco e apneia do sono

Mais da metade da população mundial sofre com roncos e apneias, tanto os próprios quanto os de seus parceiros. Fatores como envelhecimento, obesidade e estilo de vida influenciam nesses acontecimentos. Essas pessoas estão mais aptas a desenvolverem doenças como arritmia, pressão alta e infarto, o que torna a situação preocupante.

Você sabe o que é a Higiene do Sono? Nada mais é do que métodos que colaboram para a qualidade do sono. Confira abaixo dicas que ajudarão você a lidar com esses problemas.

1 – Emagreça. Acumular gordura na região do pescoço, tórax e abdômen aumentam as chances de roncar e ter apneias, pois dificultam a respiração.

2 – Alimente-se bem e se exercite. Combata a obesidade e evite problemas.

3 – Evite beber antes de dormir, pois o álcool provoca um relaxamento dos músculos da garganta e aumenta a intensidade do ronco e a quantidade de apneias ao longo da noite.

4 – Evite fumar antes de dormir, pois o cigarro inflama a úvula e a faringe, logo será um problema para a passagem de ar pela garganta.

5 – Não coma muito antes de dormir, pois dormir de estômago cheio faz com que a pessoa durma de “barriga para cima”, o que intensifica o ronco. Tal posição também empurra a língua relaxada em direção à garganta, comprometendo a passagem do ar, portanto, procure dormir de lado. Caso essa posição de “barriga para cima” aconteça com frequência, usar calços sob a cabeceira da cama para erguer a cabeça cerca de 15 cm para amenizar o deslocamento da língua para trás.

6 – Pessoas de mais idade devem consultar fonoaudiólogos e procurar saber sobre como fortalecer a musculatura da garganta e evitar o ronco, pois quando chega uma idade mais avançada, tais músculos tendem a ficar flácidos e não tonificados. Para isso, existem exercícios fonoaudiólogos.

7 – Cirurgias para desobstrução do nariz, desvio de septo e muitas outras são comuns para esse problemas. Informe-se e garanta bons resultados.

8 – Evite medicamentos com benzodiazepínicos, pois eles atuam no sistema nervoso central e podem agravar os roncos e as apneias. Caso seja necessário mesmo tomar tal medicamento, informe ao médico sua situação e pergunte se terá outras opções.

Se você sofre desses problemas, não desanime. Eles têm cura, basta investir nesses tratamentos. Procure por profissionais e evite agravamentos. Depois… Bons sonhos!

Leia também:
  • Clínica Vilara fala sobre “Função Tireoidiana e Reprodução Humana”

    A Clínica Vilara - Hospital Vila da Serra deu início às suas atividades científicas do segundo semestre de 2011. Durante seu Curso de Educação Médica Continuada, a Dra. Anelise Impelizieri Nogueira, médica endocrinologista e professora da UFMG, apres...

  • 26 de Junho – Dia Mundial de Combate às Drogas

    O Dia Mundial de Combate às Drogas é uma boa oportunidade para refletirmos sobre um tema tão delicado. Mesmo com todos os esforços do Governo e de instituições, de acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas de 2015 elaborado pelo UNODC (United Nat...

  • Acróstico

    Para tornar mais segura a internação dos pacientes, o HVS desenvolveu o acróstico, cartaz que foi afixado em todos os leitos da Unidade de Internação. Através da palavra ?comunicação?, informamos ao paciente que nosso objetivo é a sua segurança e, po...

  • Tonho BH

    Tive meu filho no Hospital Vila da Serra e o incentivo a comunicão entre assistência e pacientes/familiares nos traz grande segurança no atendimento. Parabenizo a equipe do HVS e práticas como esta devem ser copiadas voltadas sempre para nosso melhor atendimetno e tranquilidade.

    • Que os sinos do Natal sejam msneageiros de Boas Festas, e que o Ano Novo seja repleto de realizações. Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360