Acesso Rápido

Saiba mais sobre HIV e AIDS

Troque a interrogação pelo ponto final. Tire todas as suas dúvidas.

Você e o HVS na luta contra a AIDS.

dia mundial de luta contra a aids

A AIDS apareceu na realidade social há mais de 30 anos. Mesmo assim, o assunto parece novo para algumas pessoas e ainda gera muitas dúvidas. Confira abaixo as 7 perguntas mais frequentes para trocar de vez o ponto de interrogação pelo ponto final.

01. HIV e AIDS são a mesma definição?

Muita gente confunde acreditando ser a mesmo coisa, mas não é. HIV é relativo ao vírus que causa a AIDS. O tempo entre a infecção pelo HIV e o surgimento dos sintomas que a AIDS manifesta é variável, mas leva em média 5 a 10 anos. Porém, o exame detecta a presença do vírus no início do contágio.

02. Quais são os principais sintomas?

Geralmente são perda de peso, febre branda e sudorese noturna. Porém, esses indícios se manifestam em torno de 5 a 7 anos após a contaminação pelo vírus.

03. Quais são os comportamentos de risco?

Relação sexual sem o uso de preservativos, uso de objetos cortantes e perfurantes sem esterilização e compartilhamento de seringas e agulhas. Enfim, qualquer contato com sangue ou fluidos contaminados pelo HIV.

04. Qual é o tempo de vida do vírus em ambiente externo?

Por aproximadamente uma hora, o vírus sobrevive fora do organismo. Através da exposição ao calor e da atuação de agentes químicos, como álcool e água sanitária, o vírus tende a ficar vulnerável e, consequentemente, inativo.

05. Quais são os exames que detectam a AIDS?

Dois possíveis exames podem ser pedidos pelo médico: O exame de carga viral para HIV ou sorologia para HIV.

06. A transmissão do HIV pode acontecer por outros contatos?

Não. O HIV não é transmitido através de copos, toalhas, vaso sanitário e roupas de cama e nem por contatos sociais, como carícias, aperto de mão, beijos e abraços.

07. É risco doar sangue?

Não. Como o material utilizado nos bancos de sangue é descartável, as chances são nulas de contrair o vírus da AIDS. |  Fonte: aids.gov.br

Leia também:
  • Produtos Diet e Light: Saiba a diferença

    As prateleiras dos supermercados estão repletas de produtos dos mais variados tipos, o que torna a escolha certa cada vez mais difícil. Os rótulos com as especificações diet e light nos atrai, mas também nos deixa em dúvida. Qual será o tipo de alim...

  • Aleitamento materno: uma atitude que salva e molda vidas

    Cleonice Liboreiro Motta Ferrari, coordenadora do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno do  HVS (CIAMA) O leite materno é o único alimento específico para o ser humano.  Portanto, ele é a base de alimentação da criança e o único alimento necess...

  • Sociedade Brasileira alerta: aumento do câncer de mama em jovens é mito

    A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM),  entidade que reúne os mais conceituados especialistas em saúde mamária do país, contesta a notícia divulgada recentemente pelo jornal O Estado de São Paulo, segundo a qual houve um aumento no número de cas...

  • Right on-this helped me sort tnhgis right out.

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360