Acesso Rápido

Simpósio promove integração entre pacientes e equipe multidisciplinar

No último dia 18 de outubro, o Hospital Vila da Serra realizou o seu 1º Simpósio de Obesidade, intitulado “Obesidade: dicas para o seu bem-estar”. Organizado pela equipe de Oncologia Cirúrgica e Cirurgia do Aparelho Digestivo (ONCAD), o evento aconteceu no Centro de Estudos da instituição e teve como principal objetivo o esclarecimento de dúvidas e a troca de experiências através da promoção de um encontro entre os pacientes, em pré ou pós-operatório de cirurgia bariátrica, e a equipe multidisciplinar especializada do Vila.
Simpósio promove integração entre pacientes e equipe multidisciplinar 2

As palestras realizadas por especialistas de diferentes áreas – Clínica Médica, Nutrição, Psicologia e Cirurgia, abordaram especialmente o papel da equipe multidisciplinar para o sucesso do tratamento cirúrgico da obesidade, uma vez que o adequado preparo clínico, nutricional e psicológico dos pacientes é essencial para a obtenção de bons resultados a longo prazo.

Entre outras questões, o Dr. Mauricio Antônio Batista Oliveira, coordenador da equipe de Clínica Médica do Hospital Vila da Serra, destacou a complexidade do tema e a importância do paciente criar um novo “projeto de vida”, mais saudável e satisfatório de forma global, em vez de focalizar somente na perda de peso.

A nutricionista Raquel Mendes mostrou a importância do acompanhamento nutricional regular e evidenciou várias “armadilhas” do cotidiano que podem atrapalhar a dieta. Exemplos incluem a substituição de refeições completas e ricas por lanches no estilo “fast food”, resultando na ingestão de calorias em excesso e na deficiência de nutrientes. Além disso, ela explicou como algumas “dietas da moda” podem ser prejudiciais, levando ao efeito “sanfona” (perda acentuada de peso seguida de ganho ainda maior), quando não é adotada uma reeducação alimentar a longo prazo.

Já a psicóloga Marília Luisa Teixeira Magalhães explicou como o acompanhamento psicológico é fundamental para a identificação de diversos fatores que contribuem para a obesidade, tanto no período pré como no pós-operatório, propiciando mudanças comportamentais que ajudam no sucesso do tratamento. A readaptação dos pacientes com a sua nova autoimagem, na medida em que há perda de peso, também é facilitada pelo seguimento com profissional especializado.

 

Simpósio promove integração entre pacientes e equipe multidisciplinar 1

O Dr. Luiz Gonzaga Torres Jr., cirurgião da equipe ONCAD, mostrou como a obesidade tem se tornado um problema mundial de saúde pública e esclareceu sobre os diversos riscos do aumento acentuado de peso para o organismo. Ele também explicou os critérios utilizados para a indicação da cirurgia bariátrica, assim como as técnicas mais realizadas, seus benefícios e suas potenciais complicações. O cirurgião enfatizou que o sucesso do tratamento cirúrgico a longo prazo depende da participação consciente e proativa dos pacientes junto à equipe multidisciplinar especializada.

Durante as palestras e ao final do evento, os pacientes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e dividir suas próprias experiências. Muitos trocaram contatos entre si, para pegar “dicas” e discutir outras questões. Todos os envolvidos consideraram o encontro extremamente produtivo.

O próximo evento a ser organizado pela equipe ONCAD, com foco no tratamento da obesidade, ocorrerá no Hospital Vila da Serra no primeiro trimestre de 2015. A data será divulgada em breve.

Dra. Lycia Tobias de Lacerda, membro da equipe de cirurgia geral do Hospital Vila da Serra

 

 

Leia também:
  • Os impactos do Tabagismo na saúde

    Considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de morte evitável do mundo, o hábito de fumar está associado ao prazer, razões sociais ou ao fato de satisfazer o vício. Porém, essa prática traz grandes consequências, uma ve...

  • 07 de Maio – Dia do Silêncio

      Estudos apontam que o silêncio é primordial para o ambiente hospitalar, uma vez que ele contribui para uma atmosfera mais calma e confortável, e consequentemente ajuda na recuperação dos pacientes e também para a concentração dos profission...

  • Tudo sobre Bariátrica e Plástica Reparadora

    O Hospital Vila da Serra em parceria com a Oncad promoverá o 2º encontro ?Tudo sobre Bariátrica e Plástica Reparadora?. O evento contará com a participação de vários especialistas do cuidado multidisciplinar, e acontecerá no auditório do HVS no dia 0...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360