Acesso Rápido

Simpósio promove integração entre pacientes e equipe multidisciplinar

No último dia 18 de outubro, o Hospital Vila da Serra realizou o seu 1º Simpósio de Obesidade, intitulado “Obesidade: dicas para o seu bem-estar”. Organizado pela equipe de Oncologia Cirúrgica e Cirurgia do Aparelho Digestivo (ONCAD), o evento aconteceu no Centro de Estudos da instituição e teve como principal objetivo o esclarecimento de dúvidas e a troca de experiências através da promoção de um encontro entre os pacientes, em pré ou pós-operatório de cirurgia bariátrica, e a equipe multidisciplinar especializada do Vila.
Simpósio promove integração entre pacientes e equipe multidisciplinar 2

As palestras realizadas por especialistas de diferentes áreas – Clínica Médica, Nutrição, Psicologia e Cirurgia, abordaram especialmente o papel da equipe multidisciplinar para o sucesso do tratamento cirúrgico da obesidade, uma vez que o adequado preparo clínico, nutricional e psicológico dos pacientes é essencial para a obtenção de bons resultados a longo prazo.

Entre outras questões, o Dr. Mauricio Antônio Batista Oliveira, coordenador da equipe de Clínica Médica do Hospital Vila da Serra, destacou a complexidade do tema e a importância do paciente criar um novo “projeto de vida”, mais saudável e satisfatório de forma global, em vez de focalizar somente na perda de peso.

A nutricionista Raquel Mendes mostrou a importância do acompanhamento nutricional regular e evidenciou várias “armadilhas” do cotidiano que podem atrapalhar a dieta. Exemplos incluem a substituição de refeições completas e ricas por lanches no estilo “fast food”, resultando na ingestão de calorias em excesso e na deficiência de nutrientes. Além disso, ela explicou como algumas “dietas da moda” podem ser prejudiciais, levando ao efeito “sanfona” (perda acentuada de peso seguida de ganho ainda maior), quando não é adotada uma reeducação alimentar a longo prazo.

Já a psicóloga Marília Luisa Teixeira Magalhães explicou como o acompanhamento psicológico é fundamental para a identificação de diversos fatores que contribuem para a obesidade, tanto no período pré como no pós-operatório, propiciando mudanças comportamentais que ajudam no sucesso do tratamento. A readaptação dos pacientes com a sua nova autoimagem, na medida em que há perda de peso, também é facilitada pelo seguimento com profissional especializado.

 

Simpósio promove integração entre pacientes e equipe multidisciplinar 1

O Dr. Luiz Gonzaga Torres Jr., cirurgião da equipe ONCAD, mostrou como a obesidade tem se tornado um problema mundial de saúde pública e esclareceu sobre os diversos riscos do aumento acentuado de peso para o organismo. Ele também explicou os critérios utilizados para a indicação da cirurgia bariátrica, assim como as técnicas mais realizadas, seus benefícios e suas potenciais complicações. O cirurgião enfatizou que o sucesso do tratamento cirúrgico a longo prazo depende da participação consciente e proativa dos pacientes junto à equipe multidisciplinar especializada.

Durante as palestras e ao final do evento, os pacientes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e dividir suas próprias experiências. Muitos trocaram contatos entre si, para pegar “dicas” e discutir outras questões. Todos os envolvidos consideraram o encontro extremamente produtivo.

O próximo evento a ser organizado pela equipe ONCAD, com foco no tratamento da obesidade, ocorrerá no Hospital Vila da Serra no primeiro trimestre de 2015. A data será divulgada em breve.

Dra. Lycia Tobias de Lacerda, membro da equipe de cirurgia geral do Hospital Vila da Serra

 

 

Leia também:
  • Climatério: Uma oportunidade para construir uma nova vida

    Com o aumento da expectativa de vida, a maioria das mulheres viverá mais de um terço de suas vidas após a menopausa. Portanto, o conhecimento e a abordagem correta das mudanças que ocorrem na meia-idade têm se tornado cada vez mais importantes. A ...

  • Mitos e verdades sobre a saúde do coração

    Saiba como identificar os fatores de risco e se prevenir, levando uma vida mais saudável e tranquila Existem diversos fatores de risco que aumentam a predisposição às doenças coronárias, dentre eles a idade avançada, colesterol, hipertensão arterial...

  • Prevenção das Cefaléias

    Talvez você não esteja fazendo tudo por sua cefaléia Se você tem dores de cabeça freqüentes, saiba que há mais para ser feito do que somente controlar as crises quando elas ocorrem. É possível reduzir a freqüência e a intensidade das crises e torná-...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2018 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360