Simpósio de Gestão e Qualidade Hospitalar enfatiza a importância das lideranças - Notícias - Hospital Vila da Serra

Simpósio de Gestão e Qualidade Hospitalar enfatiza a importância das lideranças

Data da publicação: 22/11/2019

Realizado na terça-feira 12 de novembro, o VIII Simpósio de Gestão e Qualidade Hospital Vila da Serra reuniu profissionais de setores estratégicos da instituição e representantes de outros hospitais da capital mineira para uma reflexão sobre a importância da liderança para a construção da qualidade do atendimento aos pacientes.

O Presidente do Hospital Vila da Serra (HVS), Dr.Wagner Neder Issa, o simpósio já é um evento tradicional da comunidade de saúde. “Fazemos um evento aberto ao público, o que possibilita a troca de experiências e de contatos, entre os participantes. Entendemos que profissionais, famílias e pacientes têm que ser incluídos na discussão sobre qualidade”, enfatizou.

Ele destacou, ainda, que os gerentes devem se conscientizar para a necessidade de serem líderes. “Gerentes se ocupam coisas e processos, líderes de pessoas e são decisivos para a mudança de comportamentos. Os processos já estão definidos, mas o fator humano é decisivo”, lembrou.

O diretor do HVS, Dr. Márcio Salles, afirma que a gestão da qualidade hospitalar, um setor considerado estratégico pela instituição, depende do fator humano para tornar-se realidade. “O simpósio é uma forma para agradecer aos nossos colaboradores por mais um ano de trabalho e, também, para promover a cultura da gestão de qualidade hospitalar com outras instituições de saúde”, adianta.

 

Palestrantes

A palestra de abertura do evento ficou a cargo da diretora da Grupo & Companhia, escritora, professora convidada da Fundação Dom Cabral na área de liderança, psicóloga e especialista em RH, Ana Couto.  “O ambiente psicologicamente seguro é o que cultiva a qualidade. O líder é o guardião do comportamento e das atitudes que vão gerar esse ambiente, onde o profissional canaliza a sua energia para aprender e não para se defender das ameaças de colegas e chefes”, analisou.

O fundador da plataforma para Humanização Organizacional FairJob, administrador, formado em Neurociência e professor da pós-graduação das Faculdades Albert Einstein e Unip e “besteirologista” do Hospital Israelita Albert Einstein, Fernando Brancaccio, exaltou o valor da alegria, do sorriso e da interação com o outro para formar ambientes mais saudáveis para os colaboradores. “A diversão não é o contrário de sério, mas de chatice”, disse.

A coordenadora do Serviço de Psicologia e Experiência do Paciente do Hospital Israelita Albert Einstein, Ana Murzela Kernraut, lembra que a experiência do paciente passou a ser “a menina dos olhos” das instituições hospitalares há 20 anos e que o consumerismo em saúde, prática de verificação de qualidade que já é usada pelos clientes em outros setores, é um fator que não pode ser desconsiderado. “Para oferecer uma boa experiência para os pacientes, é preciso oferecer boa experiência para os colaboradores. Qualidade e experiência estão intimamente ligados”, explica.