Tempo de mudanças - Hospital Vila da Serra

Tempo de mudanças

Data da publicação: 21/03/2014

Nos últimos dois anos, temos conversado com a Sociedade IMIMG sobre as características de empresas multi-familiares, como a nossa.  Geralmente, elas se constituem – inicialmente – pela união de pessoas que se conhecem, convivem e têm um alto grau de relacionamento e confiança, mas que não possuem vínculos familiares. Unidas para uma determinada empreitada, elas se estruturam baseadas na distribuição de tarefas e habilidades individuais. Tempo de mudanças - Hospital Vila da Serra

À medida que o tempo passa, essa sociedade cresce pela agregação de novos componentes (herança, casamentosetc) e surge a segunda geração, que já não possui a liberdade de escolha com relação a seus sócios. Com o aumento quantitativo e qualitativo do grupo, a mudança de fatores externos e a necessidade de reagir com rapidez às mudanças competitivas e de mercado, há inevitavelmente uma diversidade de opiniões e interesses. Isso é natural, mas o sistema de governança deve garantir, com toda a transparência, que o interesse coletivo prevaleça sobre os interesses individuais ou de determinados grupos. Afinal, além desse “ambiente” interno, o mundo lá fora exige um alto desempenho, no sentido de criar uma posição exclusiva e valiosa, que envolve todo um conjunto de atividades, escolhidas deliberadamente para que se proporcione um conjunto único de valores.

Também sabemos que a estratégia é absolutamente relevante na perpetuação de uma organização. O Vila da Serra deve adaptar-se a novos imperativos se quiser aproveitar todo o potencial humano e técnico cultivados nesses primeiros 14 anos, o que nos permitiu ocupar lugar singular no cenário mineiro.

O Conselho de Administração do HVS entende que 2013 foi o fechamento de um ciclo, e que, através da instauração da Governança Corporativa, um novo tempo virá e essa busca nos trará melhorias ainda mais relevantes. Para alcançar esse objetivo, o Vila conta agora com uma Superintendência Hospitalar, ocupada por Euler Baumgratz, que tem a missão inicial de instalar a Governança Corporativa. O superintendente tem uma extensa folha de serviços prestados ao setor hospitalar em diversas partes do Brasil, e trará para o HVS, uma experiência valiosa e respeitada.

Nossa expectativa é muito positiva. Ela nos agrada imensamente e renova as esperanças no potencial da Sociedade.

Euler de Paula Baumgratz é formado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG, com MBA (Master in Business Administration) em Administração Hospitalar. É sócio diretor da Apis Consultores Associados, foi superintendente da Fundação Geraldo Correa/ Hospital São João de Deus, em Divinópolis/MG, e da Associação Congregação de Santa Catarina, em São Paulo/SP. Euler já foi professor do MBA do IBmec Minas Gerais e São Paulo e atua há mais de 25 anos nas aéreas de governança corporativa, desenvolvimento organizacional e gestão estratégica.