Acesso Rápido

Tempo de mudanças

Nos últimos dois anos, temos conversado com a Sociedade IMIMG sobre as características de empresas multi-familiares, como a nossa.  Geralmente, elas se constituem – inicialmente – pela união de pessoas que se conhecem, convivem e têm um alto grau de relacionamento e confiança, mas que não possuem vínculos familiares. Unidas para uma determinada empreitada, elas se estruturam baseadas na distribuição de tarefas e habilidades individuais. Tempo de mudanças - Hospital Vila da Serra

À medida que o tempo passa, essa sociedade cresce pela agregação de novos componentes (herança, casamentosetc) e surge a segunda geração, que já não possui a liberdade de escolha com relação a seus sócios. Com o aumento quantitativo e qualitativo do grupo, a mudança de fatores externos e a necessidade de reagir com rapidez às mudanças competitivas e de mercado, há inevitavelmente uma diversidade de opiniões e interesses. Isso é natural, mas o sistema de governança deve garantir, com toda a transparência, que o interesse coletivo prevaleça sobre os interesses individuais ou de determinados grupos. Afinal, além desse “ambiente” interno, o mundo lá fora exige um alto desempenho, no sentido de criar uma posição exclusiva e valiosa, que envolve todo um conjunto de atividades, escolhidas deliberadamente para que se proporcione um conjunto único de valores.

Também sabemos que a estratégia é absolutamente relevante na perpetuação de uma organização. O Vila da Serra deve adaptar-se a novos imperativos se quiser aproveitar todo o potencial humano e técnico cultivados nesses primeiros 14 anos, o que nos permitiu ocupar lugar singular no cenário mineiro.

O Conselho de Administração do HVS entende que 2013 foi o fechamento de um ciclo, e que, através da instauração da Governança Corporativa, um novo tempo virá e essa busca nos trará melhorias ainda mais relevantes. Para alcançar esse objetivo, o Vila conta agora com uma Superintendência Hospitalar, ocupada por Euler Baumgratz, que tem a missão inicial de instalar a Governança Corporativa. O superintendente tem uma extensa folha de serviços prestados ao setor hospitalar em diversas partes do Brasil, e trará para o HVS, uma experiência valiosa e respeitada.

Nossa expectativa é muito positiva. Ela nos agrada imensamente e renova as esperanças no potencial da Sociedade.

Euler de Paula Baumgratz é formado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG, com MBA (Master in Business Administration) em Administração Hospitalar. É sócio diretor da Apis Consultores Associados, foi superintendente da Fundação Geraldo Correa/ Hospital São João de Deus, em Divinópolis/MG, e da Associação Congregação de Santa Catarina, em São Paulo/SP. Euler já foi professor do MBA do IBmec Minas Gerais e São Paulo e atua há mais de 25 anos nas aéreas de governança corporativa, desenvolvimento organizacional e gestão estratégica.

 

Leia também:
  • Atividade física na terceira idade

    Sempre ativo! Assim deve ser o dia a dia de todos os indivíduos. Para o idoso, geralmente aposentado e sem maiores obrigações de atividades fora de casa, ser sempre ativo é ainda mais do que necessário, é indispensável. Ser sempre ativo reduz...

  • Envelhecimento da população no Brasil aumenta a demanda pela prótese de quadril

    Pessoas com idade acima de 60 anos que sofrem de osteoartrose são as principais candidatas ao uso da prótese de quadril, uma demanda crescente nos serviços de saúde do país em função do envelhecimento da população. A técnica consiste na substitui...

  • HVS acompanha os avanços da cirurgia vascular

    Os procedimentos cirúrgicos estão cada vez mais seguros e menos invasivos Na era das intervenções minimamente invasivas, que trazem aos pacientes, entre outros benefícios, um pós-operatório menos traumático, a cirurgia vascular também apresenta muda...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360