Acesso Rápido

Um Caminho de Sucesso

O Hospital Vila da Serra completa 15 anos de atividades dedicadas primordialmente à saúde da criança e da mulher. Trata-se com certeza de uma ocasião de grande comemoração, especialmente porque nos primeiros anos, devido aos enormes desafios, ouvia-se que o hospital não tinha quase nenhum futuro, que era ‘‘uma aventura que não se justificava’’.

hospital vila da serra 2015

Olhando para trás, fica claro que a instituição não colapsou, como caminhou na direção oposta. O fator chave? O Vila depositou 100% de confiança no capital humano- nos seus profissionais, colaboradores, assessores e sua equipe de gestão e liderança. Cada um dos milhares de atos realizados por eles no desenrolar da história fizeram do HVS o que ele é hoje, um hospital de referência no atendimento humanizado e de excelência.

Ao longo de sua trajetória, o Vila da Serra trilhou uma caminhada em prol da entrega de serviços de qualidade e desenvolveu uma cultura interna voltada à segurança do paciente. O hospital obteve todas as acreditações da ONA, sua gestão foi submetida à metodologia do Prêmio Mineiro da Qualidade (e foi premiada em todas as faixas: bronze, prata e ouro) e recebeu também a acreditação internacional segundo o modelo Canadense.

Atualmente, o Vila é um dos hospitais líderes do programa de segurança do paciente desenvolvido pelo IHI, Institute for Healthcare Improvement, sendo periodicamente auditado por especialistas externos que atestam, segundo normas preestabelecidas por organismos nacionais e internacionais, o grau de conformidade com as melhores práticas na atividade hospitalar.

Tudo isso naturalmente não imuniza o hospital contra eventos adversos, mas atesta nossos esforços para aumentar a probabilidade de bons resultados. Temos procurado também ajudar na disseminação dos processos de qualidade no meio hospitalar. Além do mais, conseguimos agregar e manter na instituição a maior massa crítica de pediatras e obstetras, acrescidos a outras competências gerais e a um ambiente tecnológico de base sólida, que oferece à mulher e à criança o tratamento mais completo possível em Minas Gerais.

Por determinação do Conselho de Administração, estamos implantando ao cotidiano do hospital o que se conhece como “boas práticas” em Governança Corporativa. Este direcionamento, que se baseia especialmente na transparência, na equidade, na prestação de contas e na responsabilidade corporativa, começa a ser vivido também pelos acionistas. Mais do que nunca é dada uma transparência maior a todos os atos administrativos, com o objetivo de permitir que o sócio conheça a fundo as questões pertinentes ao andamento da organização, seus resultados e suas perspectivas. Exemplo disso é a implantação da figura do conselheiro externo e a disponibilização dos relatórios administrativos e financeiros a todos os sócios.

No âmbito da Sociedade, nunca ficou tão clara a separação dos diferentes papéis exercidos pelos sócios, quer como acionistas, conselheiros, diretores ou membros do corpo clínico. Como acionistas, exercemos o nosso direito de voto e elegemos as lideranças que representam os interesses da instituição. Como conselheiros, aprimoramos a cada dia as avaliações que norteiam as tomadas de decisões, objetivando a perenidade do empreendimento. Como diretores, garantimos a operacionalização das diretrizes emanadas do conselho, de acordo com os recursos disponíveis. Como membros do corpo clínico, assumimos as nossas funções relativas ao exercício da medicina alinhadas às estratégias definidas pela organização. Tudo isso traz o benefício de uma maior institucionalização e uma melhor imagem do HVS.

Hospital Vila da Serra

A fim de separar o que é de interesse comum a toda a Sociedade, do que é de interesse individual, o Conselho de Administração elaborou o Código de Conduta, que passou a vigorar no último mês de novembro. Uma vez que qualquer empreendimento está inserido na cadeia do mercado, que traz paradigmas distintos entre o idealizado e o real, o HVS está sujeito às repercussões e interferências de outros atores e precisa apostar na sua capacidade de reinvestimento e de melhorias. Precisamos revisitar nossa posição em relação ao futuro, o que produzir, como produzir, como financiar a instituição, como aperfeiçoar nossa estrutura organizacional, como mitigar nossos riscos. Portanto, será realizada uma nova consulta este ano, através de um simpósio interno, quando todos os sócios serão chamados para definir claramente quais são os objetivos dos acionistas para os próximos anos. Em seguida, serão traçados os objetivos da organização e a estratégia empresarial a ser seguida.

O idealismo de desenvolver nosso trabalho num ambiente sadio, de qualidade, moderno (do ponto de vista tecnológico) e pleno de recursos e competências humanas foi a nossa principal motivação para a construção do Hospital Vila da Serra. Acreditamos que somente assim é possível traduzir a expressão de nosso potencial de trabalho em benefício de nossos clientes e deixar um legado para a sociedade em que vivemos.

Em nome da instituição e da sociedade, agradeço a todos que participam da construção do HVS e que hoje comemoram conosco todo esse sucesso.

Dr. Wagner Neder Issa
diretor-presidente do Hospital Vila da Serra.

Leia também:
  • Hospital Vila da Serra cheio de novidades em 2013

    Com o objetivo de fortalecer a nossa presença digital, lançamos um novo site e novas ações para 2013. Hospital Vila da Serra Nosso site agora está de cara nova, com um layout mais agradável aos olhos, conteúdos com imagens maiores e mais atrativas ...

  • Miomas e a fertilidade feminina

    Durante o Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia, acontecido em maio passado, realizamos nosso IV Simpósio Internacional, que teve como palestrante o Dr. Jaime Ferro, chefe da equipe de Cirurgia Laparoscópica do Instituto Valenciano de Infert...

  • Com o envelhecimento da população no Brasil cresce cada vez mais o uso da prótese de quadril

    Pessoas com idade acima de 60 anos que sofrem de osteoartrose são as principais candidatas ao uso da prótese de quadril, uma demanda crescente nos serviços de saúde do país em função do envelhecimento da população. A técnica consiste na substituição ...

  • If information were scecor, this would be a goooooal!

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360