Acesso Rápido

UTI Neonatal – Principais Dúvidas

O que é UTI Neonatal?

UTI Neonatal é um espaço reservado para tratamento de prematuros e de bebês que apresentam algum tipo de problema ao nascer. Nem sempre os bebês internados nas UTI’s neonatais estão doentes. Algumas vezes eles estão apenas crescendo e se tornando aptos para respirar, sugar e deglutir. Este fato necessita de uma amadurecimento que só acontece por volta das 34-35 semanas de idade gestacional. Infelizmente, os bebês são vulneráveis, mas ao receber alta ele já é capaz de realizar todas estas funções, na maioria das vezes. Muitas pessoas estão envolvidas neste processo para oferecer o melhor tratamento a estes recém-nascidos.

Quais bebês precisam de UTI?

O tratamento intensivo é, na maioria das vezes, indicado para bebês prematuros – nascidos antes de 9 meses de gestação – ou de baixo peso – com menos de 2,5 Kg. Entretanto, qualquer recém-nascido pode precisar da UTI Neonatal. Grande parte dos casos é de bebês com dificuldade respiratória. Problemas cardíacos, icterícia ou cirurgias também podem exigir cuidados intensivos.

Quanto tempo o bebê precisa ficar na UTI?

O momento tão esperado da alta e a alegria de finalmente poder levar o filho para casa são únicos. Mas isso depende de algumas condições fundamentais para o bebê. As principais são: ter um peso em torno de 2 kg a 2,2 kg; idade gestacional maior que 34 semanas; conseguir sugar toda a dieta; não estar dependente de oxigênio; estar respirando sem dificuldade e estar há uma semana sem apnéias, entre outras.

A participação da mamãe é muito importante para o bebê! Nessa fase tão delicada, o bebê precisa de todo carinho. A presença dos pais na UTI Neonatal é fundamental. Cada vez que visitam o filho, conversam com ele ou trocam a sua roupinha, estão contribuindo para que ele se recupere mais rápido.

Leia também:
  • Dia Nacional da Mamografia

    O cancêr de mama é o segundo tipo de cancêr mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. A cada ano responde por 22% de novos casos. O exame que detecta o problema é a mamografia e de forma a conscientizar as mulheres sobre a importâ...

  • Cirurgia de Reconstrução Mamária exige trabalho multidisciplinar

    A reconstrução mamária imediata, procedimento cada vez mais frequente em Minas Gerais e no País, tem sido alvo de discussão no meio médico de especialidades afins, como a mastologia e a cirurgia plástica. A questão central é: de quem é a responsabili...

  • HVS inaugura serviço de medicina nuclear

    Manter a confiança, a competência e o respeito adquiridos por médicos e pacientes. Esse é um dos objetivos do Hospital Vila da Serra, que acaba de apresentar um novo conceito em medicina nuclear. O serviço está localizado no 1º andar do hospital e...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2018 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360