Vila da Serra realiza cirurgias com transplante ósseo

Data da publicação: 21/11/2013 Autor: hollo

HVS torna-se o primeiro hospital privado do estado a ser credenciado para a realização desse tipo de procedimento

Nos últimos meses, o HVS realizou três cirurgias reparadoras em pacientes portadores de extensas lesões ósseas da pelve e do osso fêmur. As intervenções feitas através da utilização de transplantes ósseos foram realizadas pelo  Dr. Guydo Marques Horta Duarte, chefe do Serviço de Ortopedia do HVS e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Quadril.

Os três pacientes operados pelo Dr. Guydo Marques eram portadores de perdas ósseas extensas da pelve e do fêmur. Dois deles decorrentes de desgaste com soltura de próteses de quadril e um por lesão óssea devido à sequela de traumatismo de alta energia.

Os procedimentos cirúrgicos tiveram duração média de cinco horas, com necessidades de recursos técnicos e humanos especializados e enxertos, além da implantação de próteses de substituição fabricadas com biomateriais de última geração e de custo econômico elevado.

O tecido ósseo utilizado foi obtido do Banco de Tecidos da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, tendo em vista que Minas Gerais ainda não possui um banco de tecidos musculoesqueléticos, o que encarece e dificulta os procedimentos. A quantidade de tecido ósseo utilizado nas enxertias foi grande e variou de 200g a 300g de osso esponjoso picado.

Instituições como a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, a UNIMED-BH e o IPSEMG acataram a indicação médica do Dr. Guydo e custearam as cirurgias, com o entendimento de que esse tipo de tratamento seria estritamente necessário e constituía-se na melhor opção para os seus usuários.

Todas as três cirurgias evoluíram no tempo previsto e sem intercorrências. Os pacientes estão muito satisfeitos e apresentam boa evolução clínica e cirúrgica. Tratam-se de pessoas jovens, com alta demanda funcional e com expectativa de vida elevada,  o que faz com que esse tipo de tratamento seja o mais indicado.

Pioneirismo em Minas

O Hospital Vila da Serra foi o primeiro hospital privado de Minas Gerais a ser credenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde para a realização desse tipo de procedimento. Ao mesmo tempo, a Equipe de Transplantes de Tecidos Musculoesqueléticos da instituição foi credenciada, recebendo o Dr. Guydo como responsável técnico.

O credenciamento é feito pelo Ministério da Saúde e somente é concedido após uma acurada constatação do atendimento de variados critérios qualificadores. A alta complexidade técnica e científica, incluindo-se os recursos técnicos e operacionais existentes no hospital e a formação especializada da Equipe de Transplantes são alguns pontos avaliados.

Receba Conteúdo exclusivo do Hospital Vila da Serra em seu e-mail.