Acesso Rápido

Vila da Serra realiza cirurgias com transplante ósseo

HVS torna-se o primeiro hospital privado do estado a ser credenciado para a realização desse tipo de procedimento

Nos últimos meses, o HVS realizou três cirurgias reparadoras em pacientes portadores de extensas lesões ósseas da pelve e do osso fêmur. As intervenções feitas através da utilização de transplantes ósseos foram realizadas pelo  Dr. Guydo Marques Horta Duarte, chefe do Serviço de Ortopedia do HVS e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Quadril.

Os três pacientes operados pelo Dr. Guydo Marques eram portadores de perdas ósseas extensas da pelve e do fêmur. Dois deles decorrentes de desgaste com soltura de próteses de quadril e um por lesão óssea devido à sequela de traumatismo de alta energia.

Os procedimentos cirúrgicos tiveram duração média de cinco horas, com necessidades de recursos técnicos e humanos especializados e enxertos, além da implantação de próteses de substituição fabricadas com biomateriais de última geração e de custo econômico elevado.

O tecido ósseo utilizado foi obtido do Banco de Tecidos da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, tendo em vista que Minas Gerais ainda não possui um banco de tecidos musculoesqueléticos, o que encarece e dificulta os procedimentos. A quantidade de tecido ósseo utilizado nas enxertias foi grande e variou de 200g a 300g de osso esponjoso picado.

Instituições como a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, a UNIMED-BH e o IPSEMG acataram a indicação médica do Dr. Guydo e custearam as cirurgias, com o entendimento de que esse tipo de tratamento seria estritamente necessário e constituía-se na melhor opção para os seus usuários.

Todas as três cirurgias evoluíram no tempo previsto e sem intercorrências. Os pacientes estão muito satisfeitos e apresentam boa evolução clínica e cirúrgica. Tratam-se de pessoas jovens, com alta demanda funcional e com expectativa de vida elevada,  o que faz com que esse tipo de tratamento seja o mais indicado.

Pioneirismo em Minas

O Hospital Vila da Serra foi o primeiro hospital privado de Minas Gerais a ser credenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde para a realização desse tipo de procedimento. Ao mesmo tempo, a Equipe de Transplantes de Tecidos Musculoesqueléticos da instituição foi credenciada, recebendo o Dr. Guydo como responsável técnico.

O credenciamento é feito pelo Ministério da Saúde e somente é concedido após uma acurada constatação do atendimento de variados critérios qualificadores. A alta complexidade técnica e científica, incluindo-se os recursos técnicos e operacionais existentes no hospital e a formação especializada da Equipe de Transplantes são alguns pontos avaliados.

Leia também:
  • 26 de abril – Dia Nacional do Combate a Hipertensão

    Nesta semana, celebramos o dia nacional do combate a esta doença tão perigosa que é a Hipertensão. Para chamar a sua atenção a esse tema, o Hospital Vila da Serra criou uma campanha semanal para ajudar você a se prevenir e manter-se saudável, relacio...

  • Cirurgia Bariátrica e Obesidade

    A Cirurgia bariátrica tem sido procurada cada vez com mais freqüência, pois os riscos da obesidade para a saúde são vários e graves. Para que se tenha uma ideia a obesidade atinge 600 milhões de pessoas no mundo, 30 milhões somente no Brasil. Se for ...

  • Semana Mundial da Amamentação 2012

    A ?Semana Mundial da Amamentação - SMAM? é uma iniciativa da WABA (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) criada em 1992 e no Brasil é coordenada pelo Ministério da Saúde desde 1999, sendo comemorada mundialmente na primeira semana de ag...

  • Ana

    Meu filho mais novo tem 2 anos e 6 meses, ele mama no peito ate hoje. Acho que o que faço é cansativo, mas ja ta valendo a pena, pois ele adoece muito pouco e quando adoece passa logo sem necessidade de intupir de medicamento. Já minha filha mais velha amamentou so ate os 8 meses, mesmo assim desde o s 3 meses ja tomava mamadeira, ela constantemente apresentava infecções, principalmente de ouvido, sua reasistencia era mais baixa que a do irmão. Então mamães amamentem muito, pois vale a pena! Bjos

    • admin

      Olá Ana, obrigado por compartilhar a sua experiência com todos os nossos leitores e ressaltar para todas as mamães, que vale a pena amamentar. Conforme foi citado no texto ressaltamos “O leite materno é o único alimento específico para o ser humano, sendo portanto a base a alimentação da criança e a única necessária até os 6 meses de vida, devendo ser continuado até os 2 anos de idade ou mais junto a outros alimentos saudáveis.”

      Abçs,
      Equipe Hospital Vila da Serra.

  • BIANCA FREITAS

    Participei no dia 01/09 do curso do casal grávido e gostei muito da fala da enfermeira Cleonice, ela mostra competência e conhecimento do assunto.
    Recebi um cartão do CIAMA e desde então venho tentando contato com esse centro sem qualquer sucesso.
    Quando ligo no telefone fixo (3228-8223) eles me pedem para ligar no celular da Cleonice.
    Já fiz várias tentativas inclusive deixando recado na secretária eletrônica mas não recebi retorno.
    Como faço para conseguir contato no CIAMA?
    Gostaria muito de obter mais orientações.
    Obrigado.
    Bianca Freitas
    (31) 8758-7201

    • admin

      Olá Bianca agradecemos o seu contato e informamos que a profissional em questão esteve em eventos fora de Belo Horizonte, por este motivo a dificuldade de contato com a mesma. Enviamos novamente os telefones para agendamento de horário no CIAMA. A equipe é composta pela Cleonice e pela Carolina os contatos são: (31)9976-6657 – Cleonice / (31)8878-0229 – Carolina / (31) 3031-1929 ou ainda através do email ciama@uol.com.br.

      Encaminharemos seu email para a profissional com a solicitação de que entre em contato com você.

      O Hospital Vila da Serra coloca-se a sua disposição.

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360