Acesso Rápido

Vila da Serra tem residência médica credenciada pelo MEC

Dr. José Maria Penido, coordenador do Centro de Estudos do HVS

Tudo começou há três anos, quando a diretoria do HVS, junto com o Centro de Estudos, definiu que era o momento de abrir novas fronteiras. Iniciou-se então, a tarefa de difundir o conhecimento na área da medicina, aproveitando o fato do hospital ser adequadamente estruturado, possuir excelente corpo clínico e ser acreditado com excelência em nível nacional e internacional. Assim, foi inicialmente oferecido aos acadêmicos de medicina- das diversas faculdades da região metropolitana-  a possibilidade de estágio extra curricular com duração de 6 meses, podendo ser prorrogados por mais 6 meses, nas áreas de Ginecologia-Obstetrícia; UTI Adulto; UTI Pediátrica e UTI Cardiovascular. Cerca de 600 acadêmicos se apresentaram para a seleção, comprovando não apenas a carência da oferta para esse tipo de estágio, mas o reconhecimento pela qualidade que o HVS oferece e o interesse em atuar na instituição.

A avaliação dos acadêmicos que cumpriram os estágios foi sempre muito positiva, o que motivou a diretoria a continuar com a iniciativa. O passo seguinte foi a estruturação de Cursos de Especialização nas áreas de Pediatria; Cardiologia Clínica e Intervencionista; Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular. Eles têm duração de dois anos e contam com a parceria da  FELUMA/FCMMG, instituição renomada na área de ensino médico.

Estamos nos aproximando da conclusão da primeira turma e já partindo para novas conquistas:  a estruturação de Residência Médica credenciada pelo MEC. Foram selecionadas as áreas de Clínica Médica; Ginecologia-Obstetrícia; Cirurgia Geral e Pediatria como programas candidatos à aprovação junto à Comissão Nacional de Residência Médica.

O processo já foi iniciado e encontra-se em tramitação. Caso aprovado, ele poderá começar no próximo ano. Para o residente, algumas das grandes vantagens em cursar uma residência credenciada pelo MEC são a segurança de participar de um programa autorizado e supervisionado pelo Ministério da Educação, a obtenção automática do título de especialista na área (após o término do programa) e a possibilidade de realizar novo concurso para R3 ou R4, em qualquer instituição, para obter um título adicional.

Os cursos de especialização em Cardiologia Clínica e Intervencionista e em Cirurgia Vascular serão mantidos. É o Hospital Vila da Serra – através da sua diretoria e do Centro de Estudos – buscando cada vez mais vencer o desafio de permitir que o hospital seja um centro de formação de conhecimento na área de saúde.

Leia também:
  • Com o envelhecimento da população no Brasil cresce cada vez mais o uso da prótese de quadril

    Pessoas com idade acima de 60 anos que sofrem de osteoartrose são as principais candidatas ao uso da prótese de quadril, uma demanda crescente nos serviços de saúde do país em função do envelhecimento da população. A técnica consiste na substituição ...

  • Dúvida do leitor: Tuberculose

    Em nosso artigo "Entendendo a Tuberculose" um de nossos leitores fez o seguinte questionamento, "A vacina dada para as crianças faz com que elas fiquem imunes ou ainda assim é possível pegar Tuberculose?" A Dra. Paula Távora da diretoria médica da ...

  • Aneurisma de aorta abdominal

    O aneurisma é uma dilatação segmentar e permanente de todas as camadas da parede de uma artéria, desde que essa dilatação seja pelo menos 50% maior do que o diâmetro normal da artéria. O aneurisma de aorta mais encontrado é o abdominal. O perigo ...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360