Acesso Rápido

Vila da Serra tem residência médica credenciada pelo MEC

Dr. José Maria Penido, coordenador do Centro de Estudos do HVS

Tudo começou há três anos, quando a diretoria do HVS, junto com o Centro de Estudos, definiu que era o momento de abrir novas fronteiras. Iniciou-se então, a tarefa de difundir o conhecimento na área da medicina, aproveitando o fato do hospital ser adequadamente estruturado, possuir excelente corpo clínico e ser acreditado com excelência em nível nacional e internacional. Assim, foi inicialmente oferecido aos acadêmicos de medicina- das diversas faculdades da região metropolitana-  a possibilidade de estágio extra curricular com duração de 6 meses, podendo ser prorrogados por mais 6 meses, nas áreas de Ginecologia-Obstetrícia; UTI Adulto; UTI Pediátrica e UTI Cardiovascular. Cerca de 600 acadêmicos se apresentaram para a seleção, comprovando não apenas a carência da oferta para esse tipo de estágio, mas o reconhecimento pela qualidade que o HVS oferece e o interesse em atuar na instituição.

A avaliação dos acadêmicos que cumpriram os estágios foi sempre muito positiva, o que motivou a diretoria a continuar com a iniciativa. O passo seguinte foi a estruturação de Cursos de Especialização nas áreas de Pediatria; Cardiologia Clínica e Intervencionista; Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular. Eles têm duração de dois anos e contam com a parceria da  FELUMA/FCMMG, instituição renomada na área de ensino médico.

Estamos nos aproximando da conclusão da primeira turma e já partindo para novas conquistas:  a estruturação de Residência Médica credenciada pelo MEC. Foram selecionadas as áreas de Clínica Médica; Ginecologia-Obstetrícia; Cirurgia Geral e Pediatria como programas candidatos à aprovação junto à Comissão Nacional de Residência Médica.

O processo já foi iniciado e encontra-se em tramitação. Caso aprovado, ele poderá começar no próximo ano. Para o residente, algumas das grandes vantagens em cursar uma residência credenciada pelo MEC são a segurança de participar de um programa autorizado e supervisionado pelo Ministério da Educação, a obtenção automática do título de especialista na área (após o término do programa) e a possibilidade de realizar novo concurso para R3 ou R4, em qualquer instituição, para obter um título adicional.

Os cursos de especialização em Cardiologia Clínica e Intervencionista e em Cirurgia Vascular serão mantidos. É o Hospital Vila da Serra – através da sua diretoria e do Centro de Estudos – buscando cada vez mais vencer o desafio de permitir que o hospital seja um centro de formação de conhecimento na área de saúde.

Leia também:
  • 10 dicas para controlar a pressão alta

    A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Saiba que com pequenas atitudes é possível evitar ou controlar a pressão alta.  Confira 10 dicas para controlar a pressão alta: 1. Controle o peso; hipertensão está relacion...

  • Menopausa: o início de uma nova fase

    As mulheres de hoje devem entender a menopausa, não como a porta de entrada para a velhice, mas como o início de uma nova vida repleta de novos interesses e perspectivas. Não se trata de mais um discurso demagógico e otimista. A expectativa de vida...

  • 12 de Maio | Dia da Enfermagem

    Hoje, dia 12 de maio, comemora-se o Dia da Enfermagem. A você enfermeiro(a), que cuida da vida de quem precisa com tanto carinho e dedicação. Nosso parabéns e obrigado! Que este dom de ajudar ao próximo se renove a cada dia.

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2018 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360