Acesso Rápido

Você conhece os tipos de AVC?

Acidente Vascular Cerebral, mais conhecido como AVC é caracterizado por um súbito déficit neurológico ocasionado por problemas na irrigação sanguínea do cérebro, o que faz com partes deste deixe de funcionar adequadamente. O AVC é hoje a principal causa de morte e incapacidade no mundo, e por isso o tratamento rápido e adequado podem impactar de forma significativa o paciente.

O AVC é dividido em 2 tipos, são eles:
AVC Isquêmico: Cerca de 85% dos casos de AVC são do tipo isquêmico e são causados por uma obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em alguma artéria cerebral. É portanto, àquele que ocorre devido à falta de suprimento de sangue, ou a circulação insuficiente do mesmo, o que gera impacto no funcionamento nas células cerebrais.

Esta queda do fluxo do sangue pode ser ocasionada devido a obstrução arterial (trombo), queda da pressão sanguínea ou ainda devido a uma obstrução da drenagem do sangue venoso (trombose venosa).
A ausência da irrigação sanguínea provoca uma degeneração do tecido cerebral, que com o passar do tempo, vai aumentando. Por este motivo, a identificação e o tratamento rápido do AVC para a reversão da obstrução possui grande impacto na saúde do paciente.

AVC Hemorrágico: AVC Hemorrágico, é quando ocorre uma ruptura de um vaso e, consequentemente, há um derramamento de sangue (hemorragia cerebral). Este tipo de AVC ocorre devido a fraqueza da parede de uma artéria cerebral e é um quadro mais grave comparado ao isquêmico, pois na maioria das vezes atinge uma área maior do cérebro que traz maiores lesões dos neurônios e maior risco de morte.

São diversos os sintomas e as causas do AVC, mas em ambos os casos o socorro imediato e uma equipe multidisciplinar capaz de realizar uma abordagem adequada, são fundamentais para a vida do paciente. O Hospital Vila da Serra possui um Centro de Tratamento Especializado ao AVC, disponível 24 horas e com modalidades de tratamento preconizadas pela American Health Association.

Confira nosso infográfico abaixo e saiba mais sobre o AVC

Leia também:
  • Como prevenir ou aliviar as cólicas renais?

    O equilíbrio alimentar combinado a exercícios físicos regulares é fundamental na prevenção e no alívio das dores da cólica renal. ?A maioria das pessoas poderia reduzir o risco de nova ocorrência apenas aumentando a ingestão de líquidos (a ponto de e...

  • 3º Simpósio de Obesidade

    No dia 28 de novembro, acontecerá o 3º Simpósio de Obesidade com o tema principal: "Obesidade dicas para o seu bem estar". Participe, inscreva-se gratuitamente. Vagas limitadas. Confira a programação

  • Miomas e a fertilidade feminina

    Durante o Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia, acontecido em maio passado, realizamos nosso IV Simpósio Internacional, que teve como palestrante o Dr. Jaime Ferro, chefe da equipe de Cirurgia Laparoscópica do Instituto Valenciano de Infert...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360