Como identificar e tratar lesões no menisco - Hospital Vila da Serra

Como identificar e tratar lesões no menisco

Data da publicação: 20/08/2019

Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas nas articulações dos joelhos, entre o fêmur e a tíbia. Em cada joelho existem dois meniscos, o medial (do lado interno do joelho) e o lateral (do lado externo), que desempenham várias funções fundamentais como absorção de impacto, amortecimento, propriocepção – sensibilidade própria da articulação, que fornece informações sobre o deslocamento do corpo no espaço -, e estabilidade articular. 

Lesões Meniscais 

As lesões no menisco são uma das patologias mais comuns que acometem os joelhos, sendo bastante presente no dia a dia do ortopedista especialista em cirurgia do joelho. Essas lesões podem apresentar diversos padrões e características que precisam ser analisados para que possa ser traçado o plano de tratamento e para isso sempre é importante consultar um profissional de confiança, capacitado e bem treinado para atendê-lo. 

De forma a simplificar o entendimento, as lesões meniscais podem ser divididas em dois grupos: 

  • Lesões agudas e traumáticas: mais comuns em pacientes jovens durante prática de esporte ou outros traumas de maior energia que em geral se beneficiam do tratamento cirúrgico por artroscopia. 
  • Lesões degenerativas e atraumáticas: normalmente ocorre em pacientes em idade mais avançada, em geral acompanhadas de algum grau de acometimento das cartilagens articulares que não tem boa resposta ao tratamento cirúrgico, lembrando que na medicina nada é rígido e imutável e precisa ser analisado pelo ortopedista caso a caso.  

Tipos de tratamento: 

O tratamento cirúrgico hoje é quase que invariavelmente realizado por vídeo artroscopia, técnica minimamente invasiva e com boa recuperação pós-operatória, um dos procedimentos ortopédicos mais realizados em todo mundo.  

Além disso, uma mudança importante nas últimas décadas se tornou a tentativa de se preservar ao máximo os meniscos, seja por meio de suturas das lesões que demandam materiais e técnicas cirúrgicas modernas ou, se não for possível a realização destas, o que se prega é a retirada do mínimo possível de tecido meniscal, que é conhecido como menissectomia parcial seletiva. 

Nos casos que não demandam tratamento cirúrgico por artroscopia o tratamento conservador se baseia em perda de peso, mudança nas atividades que desencadeiam a dor, condicionamento muscular, que pode demandar um acompanhamento fisioterápico. As medicações podem ser os analgésicos e os anti-inflamatórios que vão atuar na dor e os chamados condroprotetores muito utilizados, mas sem documentação na literatura de sua capacidade em alterar a evolução e curso da doença, com alguns estudos que mostram melhora das queixas de dores, da mobilidade articular e da capacidade funcional. 

Cuide-se! 

Como podemos ver, as lesões meniscais tem um variado espectro que acomete pacientes em qualquer faixa etária e como tal, precisa ser avaliada de forma individualizada por um ortopedista. Para que o tratamento siga os conceitos atuais e que possa ser atingido o melhor resultado tanto funcional, de melhora da dor e de preservação da articulação central dos membros inferiores é necessária uma avaliação individualizada. 

Aqui no Hospital Vila da Serra temos vários profissionais treinados e capacitados, além de estrutura hospitalar e cirúrgica moderna para atendê-lo, tirar qualquer tipo de dúvida e conduzir seu caso, seja ele cirúrgico ou conservador. 

 

Dr. Henrique Borém Lopes, CRM-MG 49663 

Médico Ortopedista da Equipe de Joelho do Hospital Vila da Serra 

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia 

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho