Distúrbio do Quadril – Saiba mais sobre algumas doenças
A articulação do quadril – formada pela junção da cabeça femural com a bacia – está sujeita a uma série de distúrbios e, consequentemente, dores no local ao invés de na articulação. As mais comuns são a Osteoartrose, a Osteonecrose, a Síndrome de Impacto Femuro Acetabular e outras várias outras patologias, como as Bursistes e Tendinites, por exemplo, que afetam as estruturas extra articulares; informa o coordenador do Serviço de Ortopedia do Hospital Vila da Serra, Dr. Guydo Marques Horta Duarte.
A Osteoartrose do Quadril, ou Artrose, é causada pela degeneração da cartilagem que envolve a extremidade do fêmur e a cavidade da bacia (denominada acetábulo), onde a cabeça do fêmur se encaixa. A doença, ressalta o médico, é mais freqüente em adultos de meia idade e idosos, principalmente acima de 65 anos.
Os fatores predisponentes são genéticos, traumatismos antigos, sedentarismo, peso acima do normal, alcoolismo, fumo e má formações congênitas.
O diagnóstico é feito através de exame clínico e complementares (radiografia, exames laboratoriais, tomografia, ressonância magnética) e o tratamento, medicamentoso, fisioterápico e/ou cirúrgico.
Já a Osteonecrose do Quadril, explica, ocorre devido a diminuição da vascularização da cabeça do fêmur e, consquentemente, morte do tecido ósseo da cabeça femoral, resultando também em uma distruição do quadril.
Entre as causas estão o uso de medicamentos corticoesteróides e a ingestão de bebidas alcoólicas. A doença atinge mais homens, principalmente na faixa etária entre 30 e 50 anos.
E a Síndrome de Impacto Femuro Acetabular deve-se a uma alteração da cabeça do fêmur e/ou do acetábulo causando um impacto de tal forma que provoca a destruição da cartilagem articular e conseqüente artrose (dor). Nesse sentido, alerta: quando sentir dor na virilha após ou não atividades físicas, procure um especialista em quadril e se submeta a um minucioso exame, uma vez que o diagnóstico precoce pode evitar uma futura artrose e a colocação de prótese.