Hérnia de disco: como aliviar as dores
As vértebras da coluna são ligadas por discos invertebrados que funcionam como amortecedor, evitando atritos entre as vértebras e diminuindo impactos, já que são constituídos por material fibroso e elástico.
Porém, algumas atitudes rotineiras podem refletir diretamente na coluna vertebral, ocasionando dores desagradáveis. Manter uma postura incorreta, carregar sobrepeso em bolsas e mochilas, dirigir em excesso, estar acima do peso e não praticar atividades físicas tendem a desgastar os discos invertebrados, deslocando-os da posição normal. Como consequência, eles acabam comprimindo as raízes nervosas que vêm da medula, originando assim a hérnia de disco.
Os sintomas
Em alguns casos, não há sintomas evidentes. Em outros, pode ocasionar dores de intensidades diferenciadas. Quando há, o sintoma característico é uma dor localizada na região lombar ou do ombro que percorre para os membros inferiores ou superiores, dando sensação de formigamento e fraqueza muscular.
Possíveis tratamentos
De um modo geral, todos os paciente respondem bem aos tratamentos convencionais, como uso de medicamentos antiinflamatórios e analgésicos, introdução de exercícios físicos, repouso orientado e sessões de fisioterapia.
As intervenções cirúrgicas só são consideradas quando os tratamentos acima não se mostram eficazes, considerando-se também a gravidade dos sintomas apresentados e o nível de comprometimento motor.
Prevenção é a melhor recomendação
Para não sofrer com as dores na coluna, é preciso assumir um compromisso com a própria saúde, mantendo hábitos saudáveis:
- praticar atividades físicas indicadas pelo médico;
- fazer alongamento;
- manter uma postura correta, seja sentado ou em pé;
- eliminar o cigarro;
- controlar o peso.
Todas as informações da matéria são referenciais. Qualquer dúvida, procure um especialista. | Fontes: Minha vida | Drauzio Varella.