HORA DE BRINCAR: HVS cria espaço lúdico para os pequenos pacientes
Brincar é a linguagem natural da criança, um meio pelo qual ela pode aprender a conviver com as diferenças e compartilhar ideias e objetos. É, portanto, uma atividade fundamental para o desenvolvimento, uma vez que através do ato de brincar a criança expressa seus sentimentos, vontades e conflitos.
Uma internação hospitalar modifica a forma da criança ver e perceber o mundo. Sua rotina é modificada, assim como a dos familiares que a acompanham. Faz-se necessária então, uma atuação que minimize os efeitos da doença e do tratamento que acometem a criança de forma global. Por esses motivos, o brincar não pode ser excluído do ambiente hospitalar, local onde o pequeno paciente associa a dor e sofre em função da doença e do fato de estar hospitalizado. Os momentos de distração e divertimento no contexto hospitalar fazem a criança mergulhar em um universo de possibilidades, recriando e enfrentando situações por ela vivida. Além disso, a brincadeira acaba por ter um caráter curativo, uma vez que possibilita à criança externalizar a experiência que ela está vivendo por meio da expressão da sua ansiedade e do seu estresse.
Pensando nisso, o Hospital Vila da Serra desenvolveu um espaço lúdico especialmente preparado para amenizar as dificuldades encontradas pelas crianças durante a hospitalização e incentivá-las a brincar. Nesse ambiente, elas encontram uma diversidade de brinquedos e atividades tais como pintura, oficina de balões e contadores de estórias.
Através da nova brinquedoteca, o HVS também visa gerar uma interação entre as crianças internadas, o que proporciona o compartilhamento de laços de amizade e solidariedade tanto entre elas como entre os seus familiares. O espaço já está funcionando diariamente das 14h às 17h no 5º andar.