HVS inaugura serviço de medicina nuclear
Manter a confiança, a competência e o respeito adquiridos por médicos e pacientes. Esse é um dos objetivos do Hospital Vila da Serra, que acaba de apresentar um novo conceito em medicina nuclear.
O serviço está localizado no 1º andar do hospital e busca detectar alterações quando ainda não há mudanças significativas na anatomia dos órgãos e até mesmo antes dos sintomas aparecerem. A avaliação confere elevada sensibilidade diagnóstica e promove melhores chances de tratamento efetivo ao paciente.
Atualmente, os exames disponíveis abrangem diversas especialidades médicas, incluindo a cardiologia, a neurologia e a endocrinologia. O serviço possibilita a avaliação de doenças nos ossos, rins, fígado e pulmões, além do diagnóstico de tumores nos principais órgãos do corpo. É possível ainda administrar doses terapêuticas, em regime ambulatório, para o tratamento de doenças da tireóide como hipertireoidismo, D. Plummer e CA tireóide.
Saiba mais sobre a medicina nuclear
A medicina nuclear é uma especialidade médica que objetiva conhecer o comportamento metabólico e como está a função do órgão em estudo. Ela utiliza métodos seguros, praticamente indolores, não invasivos e de relativo baixo custo para fornecer informações que outros exames diagnósticos não conseguiriam gerar.
Os exames de medicina nuclear, chamados Cintilografias, permitem a avaliação dos órgãos em seus aspectos funcionais. Eles consistem na aplicação de radiofármaco ou traçador radioativo, que é levado ao órgão de interesse através de suas propriedades fisioquímicas. As imagens funcionais de medicina nuclear têm importantes aplicações em diversas patologias que, associadas às imagens anatômicas (Raios–X, Ultrassom, Tomografia, Ressonância e Hemodinâmica), contribuem para maior rapidez, precisão e segurança diagnóstica. Consequentemente, há otimização e adequação das condutas terapêuticas. Outra vantagem é poder realizar, de uma só vez, exames de corpo inteiro, como a cintilografia óssea e as pesquisas de metástases.