Menopausa: o início de uma nova fase
As mulheres de hoje devem entender a menopausa, não como a porta de entrada para a velhice, mas como o início de uma nova vida repleta de novos interesses e perspectivas. Não se trata de mais um discurso demagógico e otimista. A expectativa de vida esta cada vez maior e com os avanços dos conhecimentos sobre o climatério e menopausa, com os avanços de novas terapias substitutivas, dietas balanceadas, programas de atividades físicas, terapias ocupacionais e emocionais, o envelhecimento passo a ser muito mais harmônico, seu efeito mais lento e compatível com melhor qualidade de vida.
Como o envelhecimento é um problema que diz respeito a toda humanidade, todos deveriam estar envolvidos para sua melhora, embora isso nem sempre aconteça. Alguns segmentos de nossa sociedade (e segmentos muito importantes) continuam insensíveis ao problema do envelhecimento (alheio) e não se esforçam para melhorar as condições materiais de vida na terceira idade, infelizmente.
É responsabilidade dos médicos, esclarecer suas clientes quanto às repercussões físicas e mentais do climatério, administrando terapia hormonal quando indicado, orientando medidas preventivas contra doenças e oferecendo apoio psíquico necessário para melhorar a qualidade de vida.