Hospital Vila da Serra promove encontro com mães de bebês prematuros e realiza live aberta ao público - Notícias - Hospital Vila da Serra

Hospital Vila da Serra promove encontro com mães de bebês prematuros e realiza live aberta ao público

Data da publicação: 12/11/2021

Para celebrar o Novembro Roxo, a pediatra Mona Gomes Silva abordará os principais cuidados após o parto e a importância de uma rede de apoio.   

 

Para marcar o mês de conscientização e prevenção do parto prematuro, garantindo um nascimento saudável a todas as famílias, o Hospital Vila da Serra realizará no dia 16/11 (terça-feira), às 16h, no auditório do Oncobio (rua da Paisagem, 310, Vila da Serra/Nova Lima) um encontro com todas as mães que estão na UTI Neonatal do hospital. No mesmo dia será realizada uma live aberta ao público, no Instagram @hospitalviladaserra, a partir das 19 horas, com a pediatra Mona Gomes Silva, que vai abordar os cuidados com bebês prematuros. Já no dia 17/11 (quarta-feira), às 19 horas, também no Instagram @hospitalviladaserra será a vez dos pais darem seu depoimento, compartilharem experiências e informações práticas. 

 

“São muitos os desafios que os pais encontram depois de um nascimento antes da 37ª semana de gestação. Além do período na UTI Neonatal, que pode ser longo e envolve muita angústia e apreensão, após a ida para a casa o bebê poderá precisar de uma série de cuidados e terapias. Para que os pais consigam enfrentar esse momento tão delicado, é muito importante que recebam um suporte psicológico e possam contar com uma rede de apoio formada por amigos, familiares e empregadores. Também é fundamental salientar que realizar as consultas de pré-natal é importante para diminuir os riscos de prematuridade”, explica a médica. 

 

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa o 10º lugar dos países com mais partos prematuros no mundo e 15 milhões de bebês nascem antes do tempo por ano no mundo. A prematuridade é a primeira causa de morte em crianças menores de 5 anos. Seus agentes causais incluem gemelaridade, infecções, doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, mas nem sempre há um fator de risco.