Momento HVS e Você – Enf.Cleonice Leboreiro – Aleitamento materno e os cuidados com o recém nascido em tempos de Covid-19!
No dia 06 de agosto as 19 horas o Hospital Vila da Serra promoverá uma “live” enfatizando o tema Aleitamento Materno e Cuidados com o bebê em tempos de pandemia, reforçando a importância do Leite Materno para a saúde das crianças.
É necessário incentivar o Aleitamento Materno através dos meios de comunicação para que mais mães amamentem seus filhos. Pensando nisto a WABA (liga internacional de incentivo ao Aleitamento Materno) todos os anos lança um tema para Semana Mundial da Amamentação que deverá ser desenvolvido por cada país na primeira semana de agosto. Este ano o tema será: Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável.
Desde 2018, o Brasil aprovou uma lei tornando o mês de agosto em Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo ao Aleitamento Materno e a Sociedade Mineira de Aleitamento Materno lançou a ideia de plantio de Ipês Amarelos como símbolo do Agosto Dourado em Minas Gerais, o que vai de encontro ao tema da Semana Mundial da Amamentação de 2020.
Para ter um planeta saudável é preciso cuidar do meio ambiente e, amamentar é ecológico. O Aleitamento Materno, além de proteger a vida humana, protege o meio ambiente evitando que milhares de embalagens de fórmulas, mamadeiras e outros materiais de plástico sejam descartados, poluindo nosso solo e nossa água e consequentemente nosso ar.
É preciso cuidar do meio ambiente e resgatar as boas práticas de vida num mundo de tanto consumismo, refletindo sobre a participação de cada um no cuidado com a natureza e consequentemente no cuidado com a Vida Humana.
Amamentar é a maneira mais segura e saudável de promoção da saúde dos seres humanos. O Aleitamento Materno não é apenas importante para a saúde física do bebê, mas através da amamentação cria-se um vínculo afetivo entre a mãe e o bebê que se estende pelo resto da vida do ser humano. Devido ao amor que a mãe transmite ao bebê ao amamentá-lo, a criança tende a ser um adolescente e um adulto mais saudável emocionalmente.
Pode-se dizer que o Aleitamento Materno é uma Sentinela de Paz num mundo de tanta violência!
Nestes tempos de pandemia tornou-se importante cuidar da saúde não só do bebê, mas da mãe e de toda a sociedade e o Aleitamento Materno protege o bebê por toda a vida através da imunidade que o leite materno confere desde o início da amamentação, por meio do colostro (leite dos primeiros dias) que funciona como se fosse a primeira vacina do bebê, bem como o leite maduro durante toda a amamentação.
Até o momento não se tem referência de transmissão do COVID-19 através do leite materno, desta forma as mães podem amamentar seus bebês com os devidos cuidados de higiene durante toda a pandemia.
É preciso divulgar e incentivar o Aleitamento Materno não apenas durante a Semana Mundial da Amamentação e Agosto Dourado, mas durante todo o ano, pois o leite humano é o melhor alimento, específico para o bebê, promovendo Saúde e salvando Vidas!
Cleonice Liboreiro Motta Ferrari, Enfermeira obstetra e educadora, presidente da Sociedade Mineira de Aleitamento Materno, Coordenadora do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno / CIAMA e Coordenadora do Curso de Preparação do Casal Grávido do Hospital Vila da Serra