Ela tem 1 aninho e foi diagnosticada com leucemia
Ela tem 1 aninho e foi diagnosticada com leucemia, mas o seu gesto de solidariedade poderá mudar a vida da pequena Rafaela e de outras pessoas que aguardam ansiosamente por um transplante de medula óssea. “Doe esperança, doe vida em vida!”
Rafaela que é da cidade de Guimarânia (MG) está internada aqui no Hospital Vila da Serra e precisa urgentemente de um transplante de medula óssea.
Ajude, doe 5ml de sangue para análise de compatibilidade.
Como doar e o que é necessário?
Para doar é bem simples, basta procurar o Hemocentro mais próximo e agendar o seu cadastro. Em Belo Horizonte a coleta acontece de segunda a sexta-feira de 07:00 às12:30 horas no endereço: Alameda Ezequiel Dias, 321 – Santa Efigênia
- Ter entre 18 e 54 anos, boa saúde e não apresentar doenças como as infecciosas ou as hematológicas;
- Apresentar documento oficial de identidade, com foto;
- Preencher os formulários: ficha de identificação do candidato e termo de consentimento;
- Colher uma amostra de sangue com 5ml para testes, para fazer o exame HLA (Antígenos Leucocitários Humanos) que irá determinar as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. O tipo de HLA será cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), vinculado ao Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Como é o transplante para o doador?
Ao comprovar a compatibilidade, o doador não precisa mudar os hábitos de vida, alimentação, trabalho. Passará por exames clínicos para confirmar o bom estado de saúde. A doação é feita em centro cirúrgico, sob anestesia sendo realizadas punções, com agulhas nos ossos posteriores da bacia para retirada da medula. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde.
Quais os riscos para o Doador?
Para os doadores, os riscos são praticamente inexistentes. Apenas 10% da medula óssea são retirados e, dentro de poucas semanas, a medula doada será recomposta pelo organismo.
O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.
Mais informações acesse o site do Hemominas, Assim como todos nós do Hospital Vila da Serra que estamos envolvidos nessa causa, a Agência Crivo com uma bela iniciativa está promovendo uma campanha afim de incentivar as pessoas a doarem sangue para compatibilidade de medula.
Todos em busca de um mesmo objetivo acreditamos que conseguiremos um doador para pequena Rafaela. Nos ajude, compartilhe, divulgue para a sua rede de amigos essa nobre causa.
Curta a fanpage da campanha http://www.facebook.com/campanhamudandoahistoria
Materiais da campanha: