Quem não curte as festas típicas do inverno?
O frio chegou com tudo, e junto com ele as festas típicas deste período, que se estendem também durante o mês de julho. Cheia de diversão, elas são um programa para toda a família e vem com muita fartura de comidas e bebidas deliciosas.
Diante de tantos quitutes fica difícil de resistir à tentação dos caldos, milho verde, canjica, quentão, e outras guloseimas disponíveis nas barraquinhas. Mas é importante ficar atento a algumas dicas para evitar os abusos e aproveitar essas festas com muita saúde e sem preocupação.
Cuidados com os Alimentos
A maioria dos alimentos típicos destes eventos são perecíveis, e com isso aumentam os riscos de infecções intestinais e intoxicação alimentar. Por isso fique atento a higiene e limpeza das barracas, ao acondicionamento dos alimentos, e ao prazo de validade e aparência das comidas. Atenção também às quantidades, a maioria destes alimentos são muito calóricos ou gordurosos.
Se ligue na Segurança
Muito comum nestas festas são as fogueiras e os fogos de artifício. A primeira, apesar de serem tradicionais, são perigosas e pode causar uma tragédia. Caso esteja em uma festa em que haja a fogueira, mantenha distância, principalmente às crianças que devem ficar longe das chamas. Evite ainda atirar objetos ou líquidos no fogo. Já os fogos de artifícios devem ser evitados, e caso sejam acessos, lembre-se que os mesmos devem ser manipulados por pessoas experientes pois podem colocar a vida as pessoas em risco.
Atenção às crianças
A inocência típica das crianças pode coloca-las em risco. Por isso mantenham-nas sempre em vigilância, evitando que cheguem perto das fogueiras, que brinquem de forma insegura nas opções de brinquedos, além de evitar que possam ficar perdidas. Além do monitoramento dos pequenos, lembre-se de deixá-los com uma identificação contendo o nome dos responsáveis e o telefone de contato.
Evite a proliferação de doenças
Como estas festas acontecem no inverno, lembre-se de se agasalhar bem, e de manter também as crianças quentinhas, colocando luvas, cachecol e gorro. Como é uma época de maior proliferação de vírus e bactérias, evite participar de festas se estiver gripado ou resfriado, lave as mãos constantemente e mantenha a vacinação contra a gripe em dia.