Varicocele pode afetar infertilidade conjugal
40% dos casos de infertilidade conjugal de origem masculina têm relação com o diagnóstico da varicocele, uma alteração genital relativamente comum, predominante no testículo esquerdo – mas pode ser bilateral –, e tem tratamento. De acordo com Dr. José Eduardo Távora, coordenador da Urologia e Cirurgia Robótica do Hospital Vila da Serra, a condição tem como consequência prevalente a alteração na espermatogênese.
“A astenozoospermia é a principal alteração no espermograma, que afeta a motilidade dos espermatozóides. Algumas hipóteses podem explicar a infertilidade masculina associada à varicocele, tais como: hipertermia, quando há aumento da temperatura na bolsa escrotal devido à presença de varizes nas veias de drenagem testicular; estresse oxidativo das células testiculares, fenômeno bioquímico que altera a homeostase do testículo; hipóxia, baixa da taxa de oxigenação dos tecidos testiculares; hipogonadismo, baixa do hormônio masculino – testosterona”, elucida o médico.
Segundo o especialista, o diagnóstico é feito por meio de exame físico e ultrassom de bolsa escrotal com doppler, no intuito de verificar o calibre das veias e o refluxo vascular. O tratamento dependerá da graduação da varicocele ao exame físico. “Para os casos mais avançados e com alteração da espermatogênese, ou seja, grau II e III, há indicação cirúrgica. Importante frisar que o diagnóstico e tratamento adequado da varicocele pode contribuir para a solução da gravidez em torno de 15% dos casais com problemas de infertilidade”, informa Dr. José Eduardo Távora.