Hospital Vila da Serra preparado para o paciente internacional
Hoje é cada vez mais frequente o número de pacientes estrangeiros que buscam alternativas para um tratamento de qualidade em outros países, isto porque, por exemplo, no EUA cerca de 50 milhões de americanos não possuem planos de saúde. O Brasil se encaixa neste cenário, pois está no foco dos interesses do mundo a partir do momento em que sedeará grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
Esse destaque tem colaborado para o incentivo ao turismo de saúde no país. Segundo o Ministério do Turismo, mais de 180 mil pacientes internacionais procuraram o Brasil nos últimos 3 anos, para a realização de algum tipo de procedimento médico.
Pensando justamente nessa internacionalização da saúde e no tratamento médico de qualidade ao paciente estrangeiro, Hospital Vila da Serra vem mobilizando esforços para se posicionar no que é hoje denominado Turismo de Saúde. Para tal o hospital participa do BH Health Tour, projeto composto por cinco hospitais de Minas Gerais em parceria com a Belotour e que visa posicionar Belo Horizonte no roteiro de saúde internacional.
A mobilização do HVS é grande, tanto que participou da quarta edição do Congresso Mundial de Turismo Médico – World Medical Tourism & Global Healthcare Congress realizado de 25 a 28 de outubro de 2011 na cidade de Chicago nos Estados Unidos. O evento contou com a presença de 80 países e 1500 pessoas. Na ocasião os representantes do hospital, Dr. Wagner Neder Issa, diretor presidente, e Fernando Paupério coordenador de relacionamento internacional, obtiveram contato com companhias de seguros de saúde de outros países, trocaram experiência e contatos por meio da programação do congresso, que incluiu, além de visitas aos stands dos participantes, uma vasta programação de palestras acerca do tema.
Dr. Wagner Neder Issa fala mais sobre a preparação do Vila da Serra para o acolhimento ao paciente internacional na entrevista abaixo
Porque o paciente estrangeiro busca tratamento em outros países?
Os turistas pacientes são atraídos pelo excelente custo/benefício dos serviços prestados. As pessoas procuram esses tratamentos no Brasil, por exemplo, devido a questões econômicas e a acesso à saúde, que, talvez, elas não tenham em seu país de origem. Além disso, a qualidade do tratamento também é um fator importante de escolha.
Porque o Brasil, e mais especificamente Belo Horizonte?
BH é reconhecida internacionalmente pela qualidade em tratamentos médicos, tem hospitais altamente preparados para realizar qualquer tipo de procedimento. Além disto, o turismo em Belo Horizonte também é um atrativo, esse turista de saúde também gasta com hospedagem, hotelaria e até com passeios pela cidade o que é bom para a economia e o turismo da capital mineira.
Como o Hospital Vila da Serra está se preparado para entrar neste segmento?
O hospital criou um setor específico para o atendimento deste paciente com linha de telefone e email exclusivos além de uma equipe de profissionais capacitados para conversação em outros idiomas. Inauguramos recentemente a versão em inglês do site institucional e estamos na elaboração da sinalização interna bilingue. O Vila também já está atendendo alguns convênios internacionais e firmou parceria com uma empresa especializada que realiza serviço de ‘’Medical Concierge’’ prática comum de vários hospitais ao redor do mundo que ajuda no atendimento pré e pós hospital, que vai desde a chegada do paciente no aeroporto, e vai até o ponto final da recuperação como ajuda de translados, acomodação, guias turísticos até finalmente de volta ao aeroporto.
Porque o Vila da Serra está apto a receber esse tipo de paciente?
O HVS adota os conceitos de Best Clinical Practices (Melhores Práticas Clínicas), além de possuir equipamentos tecnológicos “state-of-the-art”, instalações amplas e modernas. Nosso corpo clínico é formado por médicos com vasta experiência internacional. Além disto, somos acreditados pela Organização Nacional da Acreditação – ONA III e possuímos também a Certificação Internacional Canadense concedida pela Canadian Council on Health Services Accreditation – CCHSA.
Como se dá o processo para o tratamento médico?
Assim que o paciente nos escolhe para a realização do procedimento, estabelecemos com ele uma relação paciente-hospital. Ele nos envia alguns relatórios, faz algumas entrevistas e a equipe médica avalia as possibilidades terapêuticas. Depois disso, são feitos exames para que se iniciem os cuidados
Quais procedimentos serão oferecidos?
Serão disponibilizados tratamentos neurológicos, estéticos, cirurgias geral, incluindo parte da cirurgia bariátrica, buco-maxilo facial, ortopédico, cardíaco e tratamentos na área da Reprodução Assistida.
Confira o vídeo no qual Dr. Wagner Neder Issa fala mais sobre a preparação do Vila da Serra no “Programa BH Healt Tour”.