Ao visitar um paciente, não leve flores. Leve todo seu amor e carinho. - Notícias - Hospital Vila da Serra

Ao visitar um paciente, não leve flores. Leve todo seu amor e carinho.

Data da publicação: 04/10/2023

Em hospitais, as flores representam riscos de infecção.

Embora oferecer flores seja um sinal de carinho e atenção com pacientes internados, esta não é uma opção de presente segura, já que a presença de flores em hospitais está relacionada a infecções (principalmente fúngicas), à atração de insetos e a casos de alergia a pólen.

A recomendação para evitar flores no interior de hospitais foi publicada, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em um manual sobre prevenção e controle de infecção hospitalar.

O Hospital Vila da Serra não permite a entrada de flores naturais nas áreas internas do hospital.

A enfermeira Djindyra Izabel Carneiro do serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Vila da Serra explica porque as flores não são recomendadas: “É importante saber que grande parte das infecções hospitalares podem ser evitadas, desde que medidas preventivas sejam adotadas. A umidade e a presença de material orgânico na terra ou água dos vasos favorecem o crescimento de fungos e bactérias. Todo cuidado é pouco para garantirmos um ambiente seguro para os pacientes, principalmente aqueles que estão com seu sistema imunológico enfraquecido.”

Quer presentear um paciente internado?
Evite: 
flores, balões e comida.
Dicas: 
Ofereça um livro, um passatempo, ou um cartão. Para presentear com outros objetos, pergunte sempre à equipe de enfermagem se é permitido.