Hospital Vila da Serra apoia o evento “UTI na Praça”
No próximo domingo (25/08), das 8h às 12h, Belo Horizonte sediará a sexta edição da campanha ‘UTI na Praça’, que será realizada na Avenida Augusto de Lima, nº 758, centro – em frente ao Minascentro. A população terá a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma unidade de terapia intensiva (UTI) nas replicas de leitos adulto e neonatal que serão montadas no local, com equipamentos e manequins, para que as pessoas possam ver de perto o trabalho realizado pela equipe multidisciplinar aos pacientes críticos.
“Queremos mostrar que a UTI é um local de vida, acolhimento e cuidado, para onde são encaminhados pacientes que necessitam de atendimento especial e não pacientes em final de vida, como pensam algumas pessoas”, explica o presidente da Somiti, o médico intensivista Rogério de Castro Pereira.
Os participantes serão esclarecidos sobre o papel de todos os profissionais multidisciplinares que fazem parte do dia a dia nas UTIs – médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, odontólogos, fonoaudiólogos e nutricionistas – havendo um momento de interação que visa desmistificar a ideia de morte que envolve a UTI com a mensagem que leva a visão atual de lugar de vida, segurança, acolhimento e cuidado.
Na tenda ‘Promoção da Saúde’, as pessoas poderão medir pressão arterial. Haverá ainda distribuição de cartilhas e a exibição de um vídeo educativo sobre as UTI’s. Além disto, os espectadores receberão informações de como acionar os Serviços de Urgência, ambulâncias do pré hospitalar e poderão aprender como socorrer uma vítima de parada cardíaca com as aulas do BLS (Basic Life Support).
A campanha UTI na Praça é coordenada pela psicóloga Lilian A. C. Viana responsável pelo Departamento de Psicologia da Somiti. Esta edição do Evento ocorre associada ao 9º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, na semana em que se comemora o Dia do Psicólogo
Esta edição conta com a parceria do Hospital Vila da Serra que disponibilizará sua equipe de saúde para acompanhar e orientar a população que participará do evento.