Hospital Vila da Serra conquista certificados pela atuação da UTI adulto durante a pandemia
Instituição também foi reconhecida por levantar dados para o Registro Nacional de Terapia Intensiva
O Hospital Vila da Serra recebeu dois importantes selos da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e da Epimed Solutions em reconhecimento aos esforços empregados na UTI adulto durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19 e à sua colaboração com dados para o projeto UTIs Brasileiras – Registro Nacional de Terapia Intensiva.
Um dos certificados destaca a excelência na assistência da UTI adulto e o levantamento de informações para mensuração dos principais indicadores de desempenho na terapia intensiva. A partir dessa coleta, o programa da AMIB e Epimed pode traçar o perfil epidemiológico das UTIs brasileiras e orientar políticas de saúde e estratégias de melhoria da qualidade da medicina intensiva e aumentar a segurança dos pacientes.
O outro documento comprova a gestão de indicadores de qualidade e desempenho da unidade intensiva por meio da adoção do sistema Epimed Monitor UTI Geral, software de monitoramento que fornece aspectos decisivos, como estimativa de tempo de permanência e risco de internação prolongada de pacientes e avaliação de uso de recursos (suporte invasivo, ventilação mecânica, entre outros), tudo para garantir condutas mais seguras e eficientes.
“Os certificados reiteram os diferenciais do hospital e de sua equipe em busca de um tratamento humanizado aliado à prática clínica de alto nível técnico com uso de tecnologias robustas”, afirma Daniela Pagliari, diretora geral do Hospital Vila da Serra.
Além das atuais chancelas, o Hospital Vila da Serra tem o Selo de Excelência Assistencial Hospitalar 2021, concedido pela Unimed BH, e a certificação Diamante no âmbito do Programa Internacional de Credenciamento Qmentum International IQG™, concedida pelo Health Standards Organization – HSO.
Em busca de se firmar como uma referência em saúde na região com foco em promover um cuidado embasado nas melhores evidências científicas e na atenção e cuidados das demandas humanas de cada cliente, o Hospital Vila da Serra tem capacidade para mais de 14 mil consultas e 1.100 cirurgias por mês, e conta com 37 especialidades médicas, entre elas, Cardiologia Pediátrica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Torácica, Coloproctologia, Medicina Fetal, Dermatologia, Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Oncologia, Reprodução Assistida, Urologia e outras.