HVS conquista prêmios na área de gestão
O Hospital Vila da Serra sabe que tão importante quanto a consolidação de um serviço de saúde focado na qualidade é o estabelecimento de uma gestão administrativa profissional, capaz de acompanhar as mudanças nos cenários econômico e social. Prova desse aprimoramento são os reconhecimentos e prêmios que a instituição vem conquistando, como a Certificação da ONA – Organização Nacional de Acreditação.
Neste semestre, o HVS tornou-se o hospital mais jovem contemplado pelo Prêmio Mineiro da Qualidade 2008 (PMQ), faixa bronze, e conquistou o Prêmio Ser Humano, com a %u201CReestruturação das Atividades de Treinamento pela Baixa Participação- Planejamento e Aplicação%u201D.
Iniciativa da Associação Brasileira de Recursos Humanos de Minas Gerais, o PMQ homenageou as organizações vencedoras no último dia 28 de outubro durante uma cerimônia no Teatro Sesiminas. Ao todo, 13 das 17 participantes foram reconhecidas por suas boas práticas de gestão no Estado.
%u201CO prêmio é uma grande conquista para nós. Maior ainda é a cultura organizacional instalada na instituição, demonstrando que mesmo com poucos anos de experiência, buscamos as melhores práticas de gestão e de excelência na prestação de serviços hospitalares%u201D, afirma Wagner Neder Issa, diretor presidente do Hospital Vila da Serra.
Prêmio Ser Humano
%u201CReestruturação das Atividades de Treinamento pela Baixa Participação – Planejamento e Aplicação%u201D. Foi com esse trabalho que o HVS venceu Prêmio Ser Humano 2008, uma iniciativa da Associação Brasileira de Recursos Humanos de Minas Gerais.
Homenageado entre os cinco dos 19 inscritos no último dia 25 de novembro, o projeto é fruto do estudo de caso realizado pelos membros da área de desenvolvimento Profissional e Pessoal (Armando de Alencar Arraes Filho, Cristiana Vasconcelos Moura, Cyntia Araújo, Lisangela de Lourdes Pedrosa e Fonseca e Rafaella Matos Coudry). %u201CEssa conquista é um reconhecimento do compromisso que temos na área de gestão de pessoas, tanto na forma de conhecimento quanto em estratégias%u201D, conta Cristiana Vasconcelos Moura, Coordenadora de RH.
O principal objetivo do Prêmio Ser Humano é reconhecer os trabalhos de sucesso de empresas, profissionais de Recursos Humanos e estudantes. Os vencedores desenvolveram alternativas e estratégias diferenciadas para lidar com situações consideradas corriqueiras no ambiente organizacional como motivação, treinamentos e desenvolvimento da carreira, possibilidade de ascensão e, ainda, produtos/ serviços que auxiliam a empresa a otimizar/ mensurar resultados.
Vila da Serra faz mudanças para atingir a meta
Repetir um treinamento 16 vezes e, mesmo assim, constatar que pessoas ficavam %u201Cde fora%u201D. Este era o drama vivenciado pelo RH do Hospital Vila da Serra, que nunca alcançava a meta: 70% de participação nas oito apresentações inicialmente encomendadas.
Como o programa não podia se tornar um custo para a organização, o departamento de Recursos Humanos desenvolveu uma metodologia específica para diagnosticar o problema e assegurar que todos os funcionários comparecessem às aulas. %u201CDescobrimos que as lideranças não estavam se organizando para incentivar as equipes. Por outro lado, muitos funcionários diziam que o horário marcado coincidia com o do lanche ou que não era o mais apropriado para a realização das aulas%u201D, conta Cristiana.
O projeto foi um sucesso e após as mudanças propostas, toda a equipe de 657 empregados começou a participar dos programas corporativos técnicos, comportamentais e introdutórios. %u201CAtingir a meta depende de se criar um ambiente propício%u201D, ressalta. Com esse enfoque, os funcionários também podem encontrar um caminho melhor para se desenvolverem como profissionais e ascenderem na carreira.