HVS passa por rigoroso processo de avaliação e mantém Acreditação Qmentum Internacional - Notícias - Hospital Vila da Serra

HVS passa por rigoroso processo de avaliação e mantém Acreditação Qmentum Internacional

Data da publicação: 29/08/2023

Selo canadense tem foco na melhoria contínua do atendimento ao paciente

Neste mês de agosto recebemos a equipe de avaliadores credenciados pela Qmentum Internacional pela HSO (Helth Standards Organization) para visita de manutenção da certificação hospitalar.

Qmentum International é um modelo de avaliação de serviços de saúde da Accreditation Canada aplicado em mais de 30 países. Ele assegura que as organizações atenderam aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais.

Os objetivos do programa são melhorar a qualidade e segurança do cuidado; entender as necessidades da população atendida; eficiência operacional; e melhorar a experiência para os colaboradores.

A gerente de Gestão da Qualidade do HVS, Sofia Mendes explica a relevância deste selo: “Esse programa é projetado para ajudar as organizações de saúde em todo o mundo a melhorar a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde que oferecem. Através do Qmentum, as organizações de saúde passam por uma avaliação rigorosa de vários aspectos, incluindo práticas clínicas, segurança do paciente, gestão de riscos e conformidade com padrões internacionais de qualidade. A acreditação Qmentum é um indicador de excelência e compromisso com a melhoria contínua na área da saúde”.

A Diretora Executiva, Dra Daniela Pagliari explica que esta certificação é muito mais do que um selo de reputação: “O programa de certificação exige o constante monitoramento e aperfeiçoamento em todas as esferas do nosso trabalho, e isso promove benefícios diretos para os pacientes. Em uma instituição acreditada, os colaboradores são estimulados a trabalhar comprometidos, com foco no paciente, na segurança e na qualidade do serviço. O processo de obtenção de selo de acreditação hospitalar é essencial para as organizações nos dias atuais”, comenta Dra Daniela.