Programa de combate ao tabagismo do Grupo Oncoclínicas oferece suporte individualizado aos colaboradores
Seguindo diretrizes internacionais, o Grupo Oncoclínicas desenvolve um programa de controle do Tabagismo, com o objetivo de oferecer apoio, estratégias e orientações médicas para quem deseja parar de fumar.
O programa Fumo Zero foi implantado no ano de 2020, com foco no atendimento aos colaboradores do grupo, sob a coordenação do médico Dr. Luiz Fernando Ferreira, pneumologista que há mais de duas décadas se dedica a trabalhos e pesquisas de combate ao tabagismo, sendo o responsável por implementar programas semelhantes para grandes operadoras de saúde.
O colaborador, de qualquer parte do país, que deseja parar de fumar, ao entrar no programa, passa a ser acompanhado por um médico durante sete consultas online. O atendimento é individualizado e visa dar suporte, informações, recomendação de exames, estratégias e em alguns casos, indicação de medicamentos.
Para participar do programa, o colaborar deve comparecer à palestra de apresentação e se inscrever. A equipe de médicos faz então uma triagem dos interessados e seleciona aqueles casos com maior predisposição ao tratamento.
Este ano, o Programa Fumo Zero contou com a participação de 13 colaboradores, e deste grupo, dez já estão há três meses sem fumar. Ainda não há previsão para abertura de um novo grupo este ano.
“Cessar o tabagismo depende de determinação, decisão, mais apoio para as mudanças comportamentais e de medicações adequadas caso a caso”, explica Dr. Luiz Fernando.