Tratamento Especial da Dor
Inaugurada no início de maio, a Clínica da Dor do Hospital Vila da Serra tem como objetivo principal mobilizar uma equipe para levar alívio ás dores enfrentadas pelos doentes. “Num primeiro momento, a unidade será voltada para para o atendimento a pacientes com dores agudas saídos do pós-operatório do Vila da Serra”, explica o médico Márcio Craveiro, coordenador da Clínica de Anestesia do hospital e um dos integrantes do grupo. Em seguida, o serviço será estendido para outros pacientes internados e, numa segunda fase, será criado um ambulatório para o tratamento de dores crônicas.
O assunto tem sido tratado com tanta relevância que alguns médicos e hospitais da Europa já adotam a dor como o quinto dado vital para avaliação do estado geral de um doente, ao lado do pulso, pressão arterial, freqüência respiratória e temperatura axilar. Tal parâmetro já está sendo utilizado no HVS como marcador de qualidade assistencial.
“Nosso objetivo é tratar a dor para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, reforça a anestesista do grupo, Dra. Liliane Navarro Amaral de Oliveira, lembrando que o envelhecimento da população vai exigir cada vez mais um olhar diferenciado para o tema, de maneira que o tratamento da dor – aguda ou crônica – esteja sempre no foco das práticas da boa medicina.