Vila da Serra tem residência médica credenciada pelo MEC
Dr. José Maria Penido, coordenador do Centro de Estudos do HVS
Tudo começou há três anos, quando a diretoria do HVS, junto com o Centro de Estudos, definiu que era o momento de abrir novas fronteiras. Iniciou-se então, a tarefa de difundir o conhecimento na área da medicina, aproveitando o fato do hospital ser adequadamente estruturado, possuir excelente corpo clínico e ser acreditado com excelência em nível nacional e internacional. Assim, foi inicialmente oferecido aos acadêmicos de medicina- das diversas faculdades da região metropolitana- a possibilidade de estágio extra curricular com duração de 6 meses, podendo ser prorrogados por mais 6 meses, nas áreas de Ginecologia-Obstetrícia; UTI Adulto; UTI Pediátrica e UTI Cardiovascular. Cerca de 600 acadêmicos se apresentaram para a seleção, comprovando não apenas a carência da oferta para esse tipo de estágio, mas o reconhecimento pela qualidade que o HVS oferece e o interesse em atuar na instituição.
A avaliação dos acadêmicos que cumpriram os estágios foi sempre muito positiva, o que motivou a diretoria a continuar com a iniciativa. O passo seguinte foi a estruturação de Cursos de Especialização nas áreas de Pediatria; Cardiologia Clínica e Intervencionista; Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular. Eles têm duração de dois anos e contam com a parceria da FELUMA/FCMMG, instituição renomada na área de ensino médico.
Estamos nos aproximando da conclusão da primeira turma e já partindo para novas conquistas: a estruturação de Residência Médica credenciada pelo MEC. Foram selecionadas as áreas de Clínica Médica; Ginecologia-Obstetrícia; Cirurgia Geral e Pediatria como programas candidatos à aprovação junto à Comissão Nacional de Residência Médica.
O processo já foi iniciado e encontra-se em tramitação. Caso aprovado, ele poderá começar no próximo ano. Para o residente, algumas das grandes vantagens em cursar uma residência credenciada pelo MEC são a segurança de participar de um programa autorizado e supervisionado pelo Ministério da Educação, a obtenção automática do título de especialista na área (após o término do programa) e a possibilidade de realizar novo concurso para R3 ou R4, em qualquer instituição, para obter um título adicional.
Os cursos de especialização em Cardiologia Clínica e Intervencionista e em Cirurgia Vascular serão mantidos. É o Hospital Vila da Serra – através da sua diretoria e do Centro de Estudos – buscando cada vez mais vencer o desafio de permitir que o hospital seja um centro de formação de conhecimento na área de saúde.