Acesso Rápido

04 Abril – Dia do Parkinsoniano

O Parkinson é uma doença neurológica causada pela degeneração das células cerebrais responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor que controla os movimentos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (ONU), a doença atinge cerca de 4 milhões de pessoas no mundo e com o aumento da expectativa de vida, estima-se que o número duplique até 2040.

O Parkinson é considerado uma doença crônica e progressiva, e possui diferentes sintomas, mas os mais frequentes são tremores, lentidão nos movimentos, rigidez muscular e alteração na fala.

A síndrome parkinsoniana ou parkinsonismo é o nome dado a um conjunto de sinais e sintomas neurológicos como os citados acima. A causa ainda é desconhecida, mas em cerca de 70% dos casos, os sintomas são provenientes da própria doença de Parkinson que segundo alguns estudos, fatores genéticos ou ambientais podem desempenhar um papel fundamental para o desenvolvimento da doença.

Já em outros casos, 20%, pode ser consequência de outras doenças, do uso de drogas e até pelo uso alguns remédios.

O diagnóstico é basicamente clínico, e deve ser realizado por um médico neurologista, que é o profissional apto a diferenciar os sinais do Parkinson de outras doenças neurológicas. São avaliados os sinais e sintomas do paciente, além da solicitação de exames complementares como ressonância magnética, tomografias cerebrais entre outros.

Infelizmente não há nenhum tratamento capaz de impedir a progressão da doença, mas os sintomas podem ser controlados e a abordagem individualizada de cada paciente permite o alívio dos sintomas e o retardo da evolução do Parkinson.

Leia também:
  • Seu filho está com diarreia? Saiba o que ele deve ou não comer

    Dificilmente existe alguém que nunca passou por, pelo menos, um episódio de diarreia durante a vida. E quem já esteve nessa situação, sabe bem o aperto que é... cólicas, idas incessantes ao banheiro, boca seca, lábios rachados, letargia, confusão...

  • Bebês podem ser anti sociais?

      Muitos pais observam que seus filhos, ainda com poucos meses de vida, parecem não gostar da companhia de outras crianças. Mesmo quando o bebê sorri e brinca em casa, ele parece mudar quando é levado ao parque ou a casa de outras pessoas...

  • A importância do teste ergométrico

    Qualquer pessoa hoje, que queira iniciar a prática de exercícios físicos regulares em academia ou por conta própria, independentemente da idade, sabe que não pode começar de forma aleatória, sem critérios e avaliação médica. É consenso que todos, ini...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360