Acesso Rápido

04 Abril – Dia do Parkinsoniano

O Parkinson é uma doença neurológica causada pela degeneração das células cerebrais responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor que controla os movimentos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (ONU), a doença atinge cerca de 4 milhões de pessoas no mundo e com o aumento da expectativa de vida, estima-se que o número duplique até 2040.

O Parkinson é considerado uma doença crônica e progressiva, e possui diferentes sintomas, mas os mais frequentes são tremores, lentidão nos movimentos, rigidez muscular e alteração na fala.

A síndrome parkinsoniana ou parkinsonismo é o nome dado a um conjunto de sinais e sintomas neurológicos como os citados acima. A causa ainda é desconhecida, mas em cerca de 70% dos casos, os sintomas são provenientes da própria doença de Parkinson que segundo alguns estudos, fatores genéticos ou ambientais podem desempenhar um papel fundamental para o desenvolvimento da doença.

Já em outros casos, 20%, pode ser consequência de outras doenças, do uso de drogas e até pelo uso alguns remédios.

O diagnóstico é basicamente clínico, e deve ser realizado por um médico neurologista, que é o profissional apto a diferenciar os sinais do Parkinson de outras doenças neurológicas. São avaliados os sinais e sintomas do paciente, além da solicitação de exames complementares como ressonância magnética, tomografias cerebrais entre outros.

Infelizmente não há nenhum tratamento capaz de impedir a progressão da doença, mas os sintomas podem ser controlados e a abordagem individualizada de cada paciente permite o alívio dos sintomas e o retardo da evolução do Parkinson.

Leia também:
  • Entrevista com o Dr Estevão Urbano

    Confira na íntegra a entrevista com o Dr Estevão Urbano, infectologista e coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Vila da Serra, falando sobre a gripe e a campanha de vacinação que se iniciou em Abril. https://www.yo...

  • Quiz HVS

    Sabemos que a saúde é a nossa maior riqueza. Quando algo não vai bem, logo o corpo começa a dar os primeiros sinais. Para conservarmos uma saúde de ferro, precisamos tomar cuidados essenciais. Fazer um check-up anualmente é uma forma de prevenir doen...

  • Simpósio promove integração entre pacientes e equipe multidisciplinar

    No último dia 18 de outubro, o Hospital Vila da Serra realizou o seu 1º Simpósio de Obesidade, intitulado ?Obesidade: dicas para o seu bem-estar?. Organizado pela equipe de Oncologia Cirúrgica e Cirurgia do Aparelho Digestivo (ONCAD), o evento aconte...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2018 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360