Acesso Rápido

Alojamento Conjunto: Vantagens para a mãe e para o recém nascido

A cada dia que passa, as equipes de saúde, hospitais, parturientes e familiares convencem-se de que o sistema de Alojamento Conjunto é a melhor maneira para um recém nascido começar sua vida.

Prova disso é a nova exigência do Ministério da Saúde de que todas as maternidades brasileiras implantem a prática. “A proposta é que o recém nascido sadio, desde o momento do nascimento, permaneça ao lado da mãe, 24 horas por dia, num mesmo ambiente, até a alta hospitalar”, explica a coordenadora do berçário do Hospital Vila da Serra, Dra. Sônia Matoso Calumby Hermonte.

Este sistema possibilita a prestação de todos os cuidados assistências e orienta a mãe sobre a saúde de seu filho. “A colocação do  recém nascido junto à mãe de forma descontínua não oferece as vantagens citadas e não é, por definição, considerada como “Alojamento Conjunto”, salienta a Dra. Sônia, informando quem apenas ficam em Alojamento Conjunto as mães sem patologia que impossibilite ou contra indique contato o contato com o(s) filho(s), recém nascidos com boa vitalidade, capacidade de sucção e controle térmico. “Considera-se com boa vitalidade os recém nascidos com mais de 2kg, mais de 35 semanas de gestação e índice de APGAR maior que 6 no 5º minuto”, explica.

A adoção desse sistema representa a extinção do berçário, que será necessário para a prestação de assistência aos recém nascidos que apresentam riscos na sua adaptação à vida extra-uterina e àqueles que tenham condições patológicas ou cujas mães não lhes possam prestar cuidados.

Ciente de seu compromisso com a excelência no atendimento materno-infantil e cumprindo as determinações do Ministério da Saúde, o Vila da Serra está se preparando para iniciar o cuidado ao recém nascido sadio em sistema de Alojamento Conjunto.

Leia também:
  • O que você faz para se manter saudável?

    Todo dia é dia para cuidar da saúde. O que você faz para se manter saudável?   Para isso, alguns fatores devem ser seguidos:Atitudes como boa alimentação, bom descanso, atividades físicas e cuidados com a higiene pessoal proporcionam div...

  • Fatores de Risco para o AVC

    Fatores de risco são àqueles que contribuem para a ocorrência de uma determinada doença ou complicação de saúde. No caso do AVC, são diversas as condições que podem aumentar a probabilidade de o paciente ser acometido por este acidente. Alguns fatore...

  • HVS no Fórum Brasileiro de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde

    Realizado em Maceió no dia 10 de agosto, o Fórum Brasileiro de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde foi o evento de encerramento do 19º Congresso Mundial de Direito Médico. Com palestrantes nacionais e internacionais numa jornada de conhecime...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360