Acesso Rápido

Alojamento Conjunto: Vantagens para a mãe e para o recém nascido

A cada dia que passa, as equipes de saúde, hospitais, parturientes e familiares convencem-se de que o sistema de Alojamento Conjunto é a melhor maneira para um recém nascido começar sua vida.

Prova disso é a nova exigência do Ministério da Saúde de que todas as maternidades brasileiras implantem a prática. “A proposta é que o recém nascido sadio, desde o momento do nascimento, permaneça ao lado da mãe, 24 horas por dia, num mesmo ambiente, até a alta hospitalar”, explica a coordenadora do berçário do Hospital Vila da Serra, Dra. Sônia Matoso Calumby Hermonte.

Este sistema possibilita a prestação de todos os cuidados assistências e orienta a mãe sobre a saúde de seu filho. “A colocação do  recém nascido junto à mãe de forma descontínua não oferece as vantagens citadas e não é, por definição, considerada como “Alojamento Conjunto”, salienta a Dra. Sônia, informando quem apenas ficam em Alojamento Conjunto as mães sem patologia que impossibilite ou contra indique contato o contato com o(s) filho(s), recém nascidos com boa vitalidade, capacidade de sucção e controle térmico. “Considera-se com boa vitalidade os recém nascidos com mais de 2kg, mais de 35 semanas de gestação e índice de APGAR maior que 6 no 5º minuto”, explica.

A adoção desse sistema representa a extinção do berçário, que será necessário para a prestação de assistência aos recém nascidos que apresentam riscos na sua adaptação à vida extra-uterina e àqueles que tenham condições patológicas ou cujas mães não lhes possam prestar cuidados.

Ciente de seu compromisso com a excelência no atendimento materno-infantil e cumprindo as determinações do Ministério da Saúde, o Vila da Serra está se preparando para iniciar o cuidado ao recém nascido sadio em sistema de Alojamento Conjunto.

Leia também:
  • Dia do Controle de Infecção Hospitalar

    As infecções hospitalares, são aquelas que acometem os pacientes de hospitais ou outros tipos de unidades de saúde. No Hospital Vila da Serra existe um setor específico que tem como objetivo prevenir e combater a infecção hospitalar. Denominado de CC...

  • Dia Internacional da Síndrome de Down

    Hoje é dia de ressaltar a importância da igualdade e do respeito para com os portadores de Síndrome de Down. Vamos acabar com o preconceito e passar a apoiar a inclusão social dessa turma que é tão admirável.

  • Aleitamento materno: uma atitude que salva e molda vidas

    Cleonice Liboreiro Motta Ferrari, coordenadora do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno do  HVS (CIAMA) O leite materno é o único alimento específico para o ser humano.  Portanto, ele é a base de alimentação da criança e o único alimento necess...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360