Alojamento Conjunto

Data da publicação: 25/03/2015 Autor: hollo

Estudo comprova a aceitação e os benefícios da prática no Vila da Serra

A cada dia que passa, as equipes de saúde, hospitais, parturientes e familiares convencem-se de que o sistema de Alojamento Conjunto é a melhor maneira para um recém-nascido começar sua vida.

Dentre as várias vantagens que a medida proporciona, tanto para o bebê quanto para a mãe, destacam-se: a estimulação ao aleitamento materno, o fortalecimento dos laços afetivos, a diminuição do risco de infecção hospitalar e as condições favoráveis de treinamento materno, através de demonstrações práticas dos cuidados indispensáveis. alojamento conjunto

Pensando nisso, o Hospital Vila da Serra desenvolveu um estudo sobre a percepção da sua equipe de enfermagem na implantação do Alojamento Conjunto na instituição, que foi planejado e executado pelo Time Materno Infantil entre os meses de maio e dezembro de 2012. Intitulado ”A Percepção da equipe de enfermagem após a implantação do Alojamento Conjunto em uma maternidade privada de Nova Lima”, o artigo foi publicado na Revista Prática Hospitalar, edição de setembro/outubro de 2014. O trabalho mostrou que os benefícios do sistema vão além do binômio mãe e filho, englobando também a equipe de enfermagem. “Ele cria oportunidades para a promoção da prática de cuidados indispensáveis, especialmente do aleitamento materno”, afirma Jacilda Soares, gerente de enfermagem do HVS.

A partir desse projeto de sensibilizar os profissionais a valorizar os sentimentos das mães, demonstrando interesse em ouvi-las e esclarecer dúvidas, também foi criado o protocolo multidisciplinar “Assistência ao Binômio Mãe e Filho em Alojamento Conjunto”. O objetivo é oferecer assistência de excelência dentro dos melhores parâmetros científicos, garantindo a facilitação de vínculos, a promoção do aleitamento materno e a educação em saúde.

O artigo pode ser lido na íntegra na Revista Prática Hospitalar: www.praticahospitalar.com.br.

Parabéns a toda a equipe pelo excelente trabalho: Mariana Fidélis de Oliveira Azevedo, Bárbara Sousa Alves, Jordana Karla Gonçalves Torres, Aline Cristina Souza Cruz, Ana Carolina Alvarenga Cruz, Débora Francione Oliveira Silva, Iara de Oliveira Andalécio Costa e Paula Fernandes Távora.

O que é alojamento conjunto

O Ministério da Saúde aprovou por meio da Portaria n°1016, de 26 de agosto de 1993, as Normas Básicas do Alojamento Conjunto, que o caracteriza como um sistema hospitalar em que o recém-nascido sadio, logo após o nascimento, permanece ao lado da mãe, 24 horas por dia, dividindo o mesmo ambiente, até a alta hospitalar. Neste sistema, todos os cuidados assistenciais são prestados, incluindo a orientação sobre a saúde do binômio mãe e filho.

 

Receba Conteúdo exclusivo do Hospital Vila da Serra em seu e-mail.