Acesso Rápido

Entendendo a Tuberculose

Hoje,  é o Dia Mundial de Combate a Tuberculose, doença essa que mata cerca de 5.000 pessoas ao ano. A fim de ressaltar a importância de se ter cuidados para evitá-la, nós do Hospital Vila da Serra preparamos informações úteis e interessantes para você, tais como sintomas, transmissão, prevenção e tratamento.

A Doença

A Tuberculose é uma doença causada por uma bactéria conhecida como Bacilo de Koch que acomete principalmente a área pulmonar, porém pouca gente sabe que atinge também vários outros órgãos do corpo, como pele, ossos, cérebro, rins, entre outros. Tal doença sempre esteve presente no mundo causando preocupações, mas foi nos anos 80 com o agravamento do vírus da AIDS que ela se tornou uma pandemia.

É uma bactéria muito resistente, pois pode ficar anos sem se manifestar, apenas esperando o corpo perder imunidade, para assim poder atacar e se multiplicar. Em média, com a doença ativa, a contaminação que uma pessoa infectada pode causar é de 10 a 15 pessoas ao ano.

Os indivíduos com maiores riscos de obter a doença são os idosos, moradores de rua, alcoólatras, diabéticos, transplantados (que passaram por cirurgia de órgãos) e portadores de doenças que tornam a imunidade baixa.

Sintomas

Comuns:

– Tosse seca contínua, depois com presença de secreção.

– Bastante cansaço.

– Pouca febre.

– Suor em excesso na parte da noite.

– Falta de apetite.

– Palidez.

– Emagrecimento excessivo.

– Rouquidão.

– Fraqueza.

– Dores no corpo, principalmente no peito.

– Abatimento.

Casos graves:

– Tosse com presença de pus ou sangue.

– Dificuldade para respirar.

– Perda de sangue, anormalidade do pulmão e acúmulo de pus na pleura.

Apresentando sintomas semelhantes ou iguais aos da Tuberculose, dirija-se o mais rápido possível a um médico e se informe, afinal quando mais cedo se descobre mais cedo se trata.

Transmissão

Ocorre diretamente de pessoa a pessoa pelo ar. Quando o infectado espirra, tosse ou fala próximo a outra pessoa, gotas de saliva são expelidas e nelas contém o agente. Fatores como a falta de higiene, beber e fumar muito, ter má alimentação, entre outros, colaboram para a queda de resistência do corpo e favorecimento da ativação da doença.

Prevenção

A vacina BCG é necessária para imunizar as crianças prevenindo a doença. É importante também evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados e abafados, pois o risco aumenta bastante em casos assim.

Tratamento

Existem antibióticos muito eficazes para o tratamento, porém devem ser tomados até o fim, geralmente por seis meses. Caso forem interrompidos, problemas ocorrerão como o retorno ou agravamento da doença com bactérias muito mais resistentes que antes.

Fique atento e saiba como evitar problemas como esse na sua vida.

Leia também:
  • ROPs relacionadas ao uso de medicações

    As ROPs desta área de segurança do paciente visam ao uso seguro dos medicamentos de alto risco. Medicações de alto-risco (ou alto-perigo) são medicamentos mais suscetíveis a causar danos para o paciente, mesmo quando utilizado como previsto. ?E...

  • Páscoa no Hospital Vila da Serra

    A visita que o Coelhinho da Páscoa fez no Hospital Vila da Serra foi muito agitada e feliz! Confira a galeria de fotos com nossos queridos funcionários e pacientes 🐰

  • Dia Nacional de Combate à Asma: segredos e cuidados

    Hoje 21 de junho é o Dia Nacional de Combate à Asma. Para uma maior curiosidade e entendimento a respeito da Asma, esclarecemos a importância do controle da doença que afeta de 10% a 25% da população brasileira e é responsável por 400 mil internaçõe...

  • Sérgio Roberto de Lima

    tenho plena certeza que ASMA TEM CURA. obs: uma doença não fica em um corpo saudável.

  • Tenho plena certeza que asma tem cura, pôs uma doença não fica em um corpo saudável.

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360