Acesso Rápido

Envelhecendo com saúde

Todas as fases da vida devem ser vividas com intensidade. Envelhecer faz parte do processo e saber passar por ela com qualidade é a chave para a longevidade.

Tal fase é chamada por muitos de melhor idade. Termo bem definido, pois é o período em que a maturidade é plena e a experiência é uma bagagem importante que se carrega para si e para os outros.

Chegar à velhice bem dependerá muito das providências que se toma ao longo da vida. Porém, para aqueles que perceberam o relógio despertar mais tarde que o ideal, é importante se saber que nunca é tarde para priorizar a saúde da mente e do corpo. Confira abaixo quatro pilares que tornam o ato de envelhecer saudável e pleno.

1º – Check-upenvelhecer com saúde

Mesmo que o fator idade contribua para o desenvolvimento de alguns males, já que o corpo não mais responde com tanta eficácia ao combate deles, é preciso desmistificar que a reversão do quadro é impossível de acontecer. A natureza impõe certos limites aos idosos, mas a medicina hoje potencializa a prevenção de determinadas doenças, caso a faça no tempo certo.

Para tanto, é fundamental fazer um check-up anual a partir dos 45 anos. A realização de exames periódicos é uma medida eficaz de prevenção de doenças  que podem surgir e se agravar com o tempo.

2º  Hábitos alimentares saudáveis

Comer bem é o melhor remédio. A natureza é rica de qualquer nutriente de que o corpo necessita.

  • As fibras presentes nas frutas são benéficas para o bom funcionamento do intestino;

  • O leite e derivados auxiliam da reposição do cálcio perdido com o avançar da idade;

  • Alimentos integrais, legumes e verduras precisam estar sempre presentes da rotina alimentar;

  • As proteínas são fundamentais para reforçar o sistema imunológico, além de ajudar na manutenção da massa magra;

  • As gorduras boas são aliadas no combate às doenças do coração.

Além da alimentação, é fundamental consumir, no mínimo, 2 litros de água por dia. A disposição e o equilíbrio do corpo estão intimamente ligados à hidratação.

3º Atividades Físicas

Os benefícios são tantos que são capazes de fazer movimentar até os amantes do sedentarismo. Praticar exercícios físicos em qualquer fase da vida elimina a indisposição, evita a obesidade, previne doenças cardíacas, mantém os níveis adequados de colesterol, controla a hipertensão, afasta a diabetes, fortalece a musculatura e diminui as chances de ter osteoporose.

Uma caminhada de 30 minutos por dia é capaz de dar uma guinada na saúde. O importante é manter a frequência e associá-la aos hábitos alimentares saudáveis.

4º Socialização

Nesta fase da vida, é natural bater à porta sentimentos como inutilidade e fragilidade. Como consequência, vem a depressão.   Em seguida, a tendência é se colocar cada vez mais à margem, abolindo projetos futuros e se isolando do convívio social.

Como prevenção, é importante manter uma convivência ssaudável com todos que fazem parte do círculo social do idoso. Além disso, jogos desafiadores estimulam o raciocínio e a manutenção da memória, como palavras cruzadas e cartas. Manter a atividade intelectual e a interatividade garante o bem estar e a saúde mental.

5º Sono

Durante uma boa noite de sono, o nosso organismo tende a se equilibrar, pois muitos processos metabólicos acontecem neste momento. Quando o idoso não dorme o suficiente, acorda com menos disposição, antecipa o envelhecimento, dificulta a concentração e torna-se mais propenso à obesidade, diabetes, pressão alta e doenças infecciosas.

Saber envelhecer com saúde é princípio para usufruir o melhor que a terceira idade pode proporcionar.

Leia também:
  • Videocirurgia pediátrica

    A videocirurgia em adultos  desenvolveu-se a partir da década de 80, com a realização da primeira colecistectomia por vídeo em 1987. Nas crianças, a técnica foi implementada quando a evolução da tecnologia permitiu a criação de instrumentos bem men...

  • Pulseira de Identificação para pacientes internados

    Como diferencial, o HVS utiliza pulseiras de identificação em todos os pacientes internados. Além da pulseira branca, padrão para todos os pacientes, o hospital identifica os pacientes especiais com pulseiras coloridas. A pulseira laranja sinaliza pa...

  • Câncer de Próstata, o que mais mata homens, agora tem um novo tratamento com o uso de robôs

    São mais de 60 mil novos casos, todos os anos, somente no Brasil. Somente 1/3 procura tratamento na fase inicial, quando os efeitos colaterais são menores. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de próstata é o tipo que mais acomet...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360