Acesso Rápido

Fatores indesejáveis para a Asma

Saiba quais são os fatores que podem piorar muito a asma ou fazer aparecer os sintomas.

asma

Ácaros

organismos microscópicos que se alimentam de descamação da pele humana, de pêlos de animais e também do mofo. Os ácaros habitam locais onde há acúmulo de poeira como: colchões e travesseiros, carpetes, bichos de pelúcia, estantes, papéis e até animais de pêlo. Os ácaros e seus excrementos pioram a asma por aumentar a inflamação dos brônquios.

Fungos

micro-organismos que crescem a uma temperatura  acima  de 37ºC e umidade acima de 50%. Estes são encontrados  no fim do verão e no outono, estações em que predominam ventos quentes. Casas escuras, úmidas e mal ventiladas são ideais para o crescimento dos fungos. Dentro das casas os fungos podem crescer no sistema de ar condicionado, paredes de banheiros, fendas de superfícies. Misturam-se com a poeira dos carpetes, colchas, livros e refrigeradores. Também pioram a asma por aumentar a inflamação dos brônquios.

Pólens

são gatilhos comuns (flores, gramas, árvores) que predominam fora de casa sendo carregados pelo vento. A polinização se dá  após uma chuva prolongada, seguida de um clima seco sendo comum na primavera. Os pólens também pioram a asma por aumentar a inflamação dos brônquios.

Animais de estimação

os pêlos de animais podem piorar a asma, mas o grau e a frequência da exposição é que determinarão os sintomas. Além dos pêlos, a descamação da pele do animal, a saliva, a urina e outros tipos de excreções podem ser gatilhos da asma e essas podem ficar no ambiente por até seis meses após a retirada do animal. Alguns animais são considerados capazes de provocar alergias mais do que outros, tais como gatos e cavalos.

Fezes de Barata

exposição a fezes pode provocar sintomas de asma. Piora por aumento da inflamação dos brônquios.

Infecções virais

algumas infecções virais são capazes de causar sintomas de asma ou de piorará-la e entre eles o vírus da gripe e do resfriado comum. Alguns asmáticos são mais sensíveis do que outros.

Fumaça de Cigarro

a fumaça do cigarro é prejudicial aos asmáticos, mesmo se o doente não fumar. Asmáticos filhos de pais fumantes estão sujeitos a piora dos sintomas e da própria gravidade da asma. A fumaça do cigarro, além de aumentar os sintomas também pode aumentar a inflamação dos brônquios.

Poluição Ambiental

a exposição à poluição do ambiente em geral e poluição do ambiente de trabalho também pode piorar a asma.

Exposição ao ar frio

Ar muito frio e seco pode desencadear sintomas de asma por irritar os brônquios do asmático. Contudo, esse ar tem que ser muito frio, como o que ocorre nos invernos. 

Quer mais informações?  Confira o artigo completo: http://goo.gl/NHkCFa

Leia também:
  • Conheça os aspectos legais em reprodução assistida

    Há cerca de um ano, o Conselho Federal de Medicina publicou a resolução CFM 1957/ 2010 com o objetivo de pautar as Normas Éticas para a Utilização das Técnicas de Reprodução Assistida a serem seguidas pelos médicos especialistas em Reprodução Hum...

  • Prevenção de acidentes – Criança segura em todas as idades

    Quando o assunto é transporte de pequenas vidas, cuidado e prevenção devem andar juntos. No Brasil, os acidentes ou as lesões não-intencionais representam a principal causa de morte de crianças entre 01 a 14 anos. Segundo dados do Ministério da Saúde...

  • Dia Nacional de Combate à Asma: segredos e cuidados

    Hoje 21 de junho é o Dia Nacional de Combate à Asma. Para uma maior curiosidade e entendimento a respeito da Asma, esclarecemos a importância do controle da doença que afeta de 10% a 25% da população brasileira e é responsável por 400 mil internaçõe...

  • Sérgio Roberto de Lima

    tenho plena certeza que ASMA TEM CURA. obs: uma doença não fica em um corpo saudável.

  • Tenho plena certeza que asma tem cura, pôs uma doença não fica em um corpo saudável.

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360