Acesso Rápido

Fisioterapia atuante na Incontinência Urinária

             

Incontinência-Urinária

A incontinência urinária não é uma consequência natural do envelhecimento. Trata-se da perda involuntária de urina e pode atingir crianças, mulheres e homens em qualquer idade. De acordo com informação divulgada pela Sociedade Brasileira de Urologia, estima-se que 1 a cada 25 pessoas desenvolva essa disfunção. Cerca de 40% das mulheres após a menopausa perdem urina de forma involuntária. Aproximadamente 8% dos homens que passam por alguma cirurgia da próstata também vivenciam a incontinência por um determinado período.

 As causas são diversas e incluem: diminuição de hormônios, partos normais, infecções ginecológicas, constipação intestinal, cirurgia para a retirada de próstata, obesidade, envelhecimento, tosse crônica, gravidez, infecções urinárias frequentes, doenças neurológicas e predisposição genética que podem estar associadas à flacidez ou à atrofia dos músculos perineais. O Períneo é o conjunto de músculos que envolvem e dão sustentação aos órgãos pélvicos (bexiga, útero, vagina, intestino e ânus). Ele atua contra a gravidade mantendo a continência urinária e fecal, impedindo que os órgãos “caiam” (prolapso).

A incontinência urinária não só causa desconforto e incômodo como também pode excluir a pessoa do convívio social. As pessoas sentem-se envergonhadas, ficam deprimidas e evitam de falar sobre o assunto com o médico.

Incontinência Urinária

Reeducação perineal:  tratamento no Vila da Serra

            A boa notícia é que o serviço de Fisioterapia Uroginecológica acaba de ser inserido na equipe de Fisioterapia do Hospital Vila da Serra. Através dele é possível não apenas prevenir a incontinência urinária, como também obter resultados satisfatórios a partir da reeducação perineal, ou seja, do fortalecendo do períneo por meio de exercícios específicos. As atividades são orientadas adequadamente por fisioterapeutas especializados e, além de serem simples, seguras, de baixo custo e acessíveis, elas vem mostrando bons resultados. A Fisioterapia Uroginecológica vem ocupando uma colocação especial na lista das mais conceituadas técnicas de tratamento não-cirúrgico das disfunções do Assoalho Pélvico (urogenitais e anorretais), como a incontinência urinária, os prolapsos genitais, a dor pélvica crônica, a incontinência fecal e as disfunções sexuais.

            Os exercícios perineais não devem ser feitos apenas quando existe uma disfunção. Todas as mulheres, inclusive as jovens, beneficiam-se dessa atividade, que atua preventivamente e evita futuros transtornos. Essa reeducação perineal não se limita apenas ao períneo, mas atua globalmente através de técnicas de postura, respiração, conscientização, relaxamento, novos hábitos e atividades da vida diária. É importante alertar que uma mulher nunca deve começar a fazer exercícios para o assoalho pélvico por conta própria, sem a avaliação, a orientação e a supervisão profissional.

 Ana Paula de Melo Ferreira, fisioterapeuta do HVS. 

O serviço de Fisioterapia em Uroginecologia do HVS funciona no 2º andar, no setor de consultórios. Marcações de consultas através dos telefones: (31) 3228-8283 e  (31) 3228-8107. E ainda: reabilitação pós-câncer de mama, de próstata, a atendimento ginecológico, drenagem linfática e fisioterapia no pré e pós-parto.

Leia também:
  • Hospital Vila da Serra recebe o XII Encontro Mineiro de Aleitamento Materno

    Aconteceu, nos dias 30 e 31 de agosto, no Hospital Vila da Serra, o XII Encontro Mineiro de Aleitamento Materno, evento que encerrou as comemorações do Agosto Dourado, mês dedicado ao aleitamento materno e instituído pela Lei nº13.435 de 12 de abril ...

  • Uma tarde de muitas brincadeiras e surpresas

    Hoje em comemoração ao Natal o Grupo de Responsabilidade do HVS realizará uma tarde de muitas brincadeiras e surpresas com as crianças carentes do Lar Pró Reis em Nova Lima. O Lar PROREIS - Projeto de Reintegração Social é um exemplo de cooperação e...

  • Dia do Controle de Infecção Hospitalar

    As infecções hospitalares, são aquelas que acometem os pacientes de hospitais ou outros tipos de unidades de saúde. No Hospital Vila da Serra existe um setor específico que tem como objetivo prevenir e combater a infecção hospitalar. Denominado de CC...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360