Acesso Rápido

Hospital Vila da Serra preparado para o paciente internacional

Hoje é cada vez mais frequente o número de pacientes estrangeiros que buscam alternativas para um tratamento de qualidade em outros países, isto porque, por exemplo, no EUA cerca de 50 milhões de americanos não possuem planos de saúde. O Brasil se encaixa neste cenário, pois está no foco dos interesses do mundo a partir do momento em que sedeará grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Esse destaque tem colaborado para o incentivo ao turismo de saúde no país. Segundo  o Ministério do Turismo, mais de 180 mil pacientes internacionais procuraram o Brasil nos últimos 3 anos, para a realização de algum tipo de procedimento médico.

Pensando justamente nessa internacionalização da saúde e no tratamento médico de qualidade ao paciente estrangeiro, Hospital Vila da Serra vem mobilizando esforços para se posicionar no que é hoje denominado Turismo de Saúde. Para tal o hospital participa do  BH Health Tour, projeto composto por cinco hospitais de Minas Gerais em parceria  com a Belotour e que visa posicionar Belo Horizonte no roteiro de saúde internacional.

A mobilização do HVS é grande, tanto que participou da quarta edição do Congresso Mundial de Turismo Médico –  World Medical Tourism & Global Healthcare Congress realizado de 25 a 28 de outubro de 2011 na cidade de Chicago nos Estados Unidos. O evento contou com a presença de 80 países e 1500 pessoas. Na ocasião os representantes do hospital, Dr. Wagner Neder Issa, diretor presidente, e Fernando Paupério coordenador de relacionamento internacional, obtiveram contato com companhias de seguros de saúde de outros países,  trocaram experiência e contatos por meio da programação do congresso, que incluiu, além de visitas aos stands dos participantes,  uma vasta programação de palestras acerca do tema.

Dr. Wagner Neder Issa fala mais sobre a preparação do Vila da Serra para o acolhimento ao paciente internacional na entrevista abaixo

Porque o paciente estrangeiro busca tratamento em outros países?

Os turistas pacientes são atraídos pelo excelente custo/benefício dos serviços prestados. As pessoas procuram esses tratamentos no Brasil, por exemplo, devido a questões econômicas e a acesso à saúde, que, talvez, elas não tenham em seu país de origem. Além disso, a qualidade do tratamento também é um fator importante de escolha.

Porque o Brasil, e mais especificamente Belo Horizonte?

BH é reconhecida internacionalmente pela qualidade em tratamentos médicos, tem hospitais altamente preparados para realizar qualquer tipo de procedimento. Além disto, o turismo em Belo Horizonte também é um atrativo, esse turista de saúde também gasta com hospedagem, hotelaria e até com passeios pela cidade o que é bom para a economia e o turismo da capital mineira.

Como o Hospital Vila da Serra está se  preparado para entrar neste segmento?

O hospital criou um setor específico para o atendimento deste paciente com linha de telefone e email exclusivos além de uma equipe de profissionais capacitados para conversação em outros idiomas. Inauguramos recentemente a versão em inglês do site institucional e estamos na elaboração da sinalização interna bilingue. O Vila também já está atendendo alguns convênios internacionais e firmou parceria com uma empresa especializada que realiza serviço de ‘’Medical Concierge’’ prática comum de vários hospitais ao redor do mundo que ajuda no atendimento pré e pós hospital, que vai desde a chegada do paciente no aeroporto, e vai até o ponto final da recuperação como ajuda de translados, acomodação, guias turísticos até finalmente de volta ao aeroporto.

Porque o Vila da Serra está apto a receber esse tipo de paciente?

O HVS adota os conceitos de Best Clinical Practices (Melhores Práticas Clínicas), além de possuir equipamentos tecnológicos “state-of-the-art”, instalações amplas e modernas. Nosso corpo clínico é formado por médicos com vasta experiência internacional. Além disto, somos acreditados pela Organização Nacional da Acreditação – ONA III e possuímos também a Certificação Internacional Canadense concedida pela Canadian Council on Health Services Accreditation – CCHSA.

Como se dá o processo para o tratamento médico?

Assim que o paciente nos escolhe para a realização do procedimento, estabelecemos com ele uma relação  paciente-hospital. Ele nos envia alguns relatórios, faz algumas entrevistas e a equipe médica avalia as possibilidades terapêuticas. Depois disso, são feitos exames para que se iniciem os cuidados

Quais procedimentos serão oferecidos?

Serão disponibilizados tratamentos neurológicos, estéticos, cirurgias geral, incluindo parte da cirurgia bariátrica, buco-maxilo facial, ortopédico, cardíaco e tratamentos na área da Reprodução Assistida.

Confira o vídeo no qual Dr. Wagner Neder Issa fala mais sobre a preparação do Vila da Serra no “Programa BH Healt Tour”.

Leia também:
  • Garanta sua saúde para curtir o carnaval!

    Alguns cuidados com a saúde são fundamentais para aproveitar ao máximo a maratona do carnaval. Insolação, desidratação e hipoglicemia são alguns dos problemas comuns que acometem os foliões. Os cinco dias de folia acabam por alterar o funcionamento ...

  • 18 de Outubro Dia do Médico

    Hoje, 18/10, é dedicado ao Dia do Médico e para comemorar essa data especial, o Hospital Vila da Serra, realiza uma homenagem a estes profissionais que dedicam suas vidas para que possamos viver muitos anos de vida, com mais saúde. Parabéns a todos o...

  • Páscoa comemorada com muita diversão

    A Páscoa no Hospital Vila da Serra foi comemorada com muita diversão e brincadeiras. O coelhinho da páscoa e sua assistente estiveram no HVS no último dia 05 de maio para visitar as crianças internadas no hospital. Eles visitaram ainda a ala da mater...

  • Aparecida

    Estou matando a saudade do meu nenem vai fazer dois como é maravilhoso.

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360